Comer à noite engorda? Conheça a verdade por trás do mito

O horário em que se consome um alimento não é o que ocasiona o ganho de peso, mas sim a quantidade de calorias ingeridas

Comer à noite engorda? Esta é uma pergunta recorrente e que sempre causa dúvidas nas pessoas que querem perder peso, porém não conseguem resistir à última refeição do dia, o jantar (ou lanchinho).

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Segundo pesquisas do Centro de Saúde da Universidade da Virgínia Ocidental (EUA), não há provas de que comer tarde da noite engorda.

Quantidade de calorias

Não é a hora em que se come um alimento que determina o ganho de peso, mas sim a quantidade de calorias contidas na refeição.

Quando as calorias são consumidas em excesso – mais que o necessário para o bom funcionamento do organismo – o aumento de peso é consequência, independente do horário.

Ficar sem comer à noite emagrece?

Esse é mais um mito a ser quebrado! A indicação de especialistas é justamente o contrário. Ficar sem comer por muito tempo ou pular refeições pode colaborar no ganho de peso.

Por isso, é importante evitar ficar longos períodos em jejum e fazer, pelo menos, 5 refeições ao dia (incluindo o jantar).

Importância do jantar

A última refeição do dia garante que, durante o longo período de sono, a oferta de energia para o corpo (especialmente para o cérebro) seja contínua.

Quando não se come à noite, durante este período de jejum o organismo entende que você está passando por privação.

Com isso, o metabolismo fica mais lento, o que resulta em gasto de menos energia e, ainda, utilização dos nutrientes ingeridos para o acúmulo de gordura, servindo como proteção para o corpo.

Confira também:  Efeito sanfona: dicas para evitar engordar após emagrecer

Em momentos de baixo nível de açúcar no sangue ou longos períodos em jejum, ocorre alta na produção de grelina – hormônio relacionado ao aumento do apetite, o que favorece os famosos ataques à geladeira fora de hora.

Opções saudáveis

Para quem não abre mão do jantar, levar ao prato uma salada de folhas verdes bem caprichada é uma ótima pedida! Além de leve, nutritiva e prática, a refeição é rica em fibras, que proporcionará maior sensação de saciedade.

Um sanduíche de pão integral com ricota, tomate e alface é uma boa sugestão para quem prefere um lanche rápido no período noturno. A combinação é rica em nutrientes e de fácil digestão.

Cereais integrais também são recomendados para quem está em busca do corpo ideal e quer secar medidas. Como são fontes de fibras, eles ajudam a saciar a fome. Podem ser misturados com frutas, iogurtes ou leite desnatado.

Preparações práticas

Nutritiva e fácil de fazer, a sopa de legumes é um prato bastante saudável para ser consumido no jantar.

Quanto mais colorida for a seleção de legumes, mais benefícios proporcionará ao organismo. Como é leve, é uma boa pedida para ajudar a manter o corpo em dia.

Quando cozidos a vapor, os legumes são uma boa alternativa para compor a refeição no final do dia. Com baixas calorias, são ricos em antioxidantes, minerais e vitaminas.

Confira também:  Dicas para perder peso mais rápido e com saúde

Dicas valiosas

Equilibre a quantidade de arroz, feijão, proteína animal e salada para garantir o consumo adequado de carboidratos, minerais, vitaminas e lipídios.

Evite o uso de molhos prontos (maionese, ketchup, mostarda), embutidos (linguiça, muçarela, presunto), entre outros, já que esses alimentos são calóricos e possuem alto teor de sódio.

Também é importante evitar o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas em geral. Dê preferência para água e sucos naturais, que fornecem vitaminas e minerais.

Hábitos alimentares

Independente do horário que se faça as refeições, emagrecer e manter o peso ideal são consequências da adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Seguir um cardápio equilibrado recomendado pelo médico ou nutricionista, consumir nutrientes para manter o bem-estar do organismo e selecionar bem os alimentos são atitudes fundamentais para perder peso de maneira definitiva.

Faça escolhas saudáveis, se alimente bem, beba bastante água e tenha mais qualidade de vida!