Beber água: 5 bons motivos para beber bastante água e hidratar-se

Ela é o elemento mais abundante no organismo humano e compõe até 60% do peso corporal.

Água é vida! Não existe possibilidade de viver sem ela. Beber água regularmente durante o dia, colabora com o bom funcionamento do organismo e previne diversos problemas de saúde.

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Pessoas desidratadas têm menor volume de sangue que o normal, o que prejudica o funcionamento do coração.

A falta de água no organismo pode causar dor de cabeça, fraqueza, tontura, fadiga e, caso se prolongue muito tempo, pode levar à morte.

A importância de beber água

Não está totalmente convencido do quanto é importante manter o hábito de tomar água regularmente?
Confira 5 bons motivos para você ter sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos.

Absorve e transporta nutrientes

A água é fundamental na absorção dos nutrientes ingeridos durante a alimentação (como a glicose e os sais minerais). As vitaminas C e do complexo B, por exemplo, são hidrossolúveis, ou seja, são absorvidas pelo organismo apenas com a presença de água.

Ela também é importante para que ocorra um bom transporte dos nutrientes pela corrente sanguínea e distribuição para as diversas partes do organismo. Este procedimento é fundamental para a manutenção de um corpo saudável.

Beber Água ajuda a emagrecer

Tomar a quantidade de água indicada por dia pode ser uma das maiores aliadas na sua luta contra a balança ou então na manutenção de um corpo magro e saudável.

Ela diminui a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, e também traz a sensação de saciedade. Sem contar que é zero caloria.

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Limpa o organismo

O consumo de água é vital para o bom funcionamento do corpo, pois quando a hidratação não é feita corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam presas no organismo, abrindo espaço para o surgimento de doenças.

Beber água também auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o seu consumo estimula as idas ao banheiro, o que colabora para que o trato urinário fique sempre ‘limpinho’.

Outras contribuições 

Já em conjunto com a ação das fibras alimentares, a água contribui na formação e hidratação do bolo fecal e evita que ele fique ressecado e, como resultado, cause constipação intestinal.

A água auxilia no processo respiratório, pois dilui o muco, o que torna mais fácil a expectoração de resíduos do pulmão.

Mantém a pele jovem e bonita

Beber água ajuda a promover a revitalização das células e mucosas. Na pele, o resultado é uma hidratação que ocorre de dentro para fora.

Sendo assim, ela constitui a forma mais acessível e eficiente para evitar o ressecamento e a descamação da pele.

Quanto mais você se hidratar, melhor será a saúde da sua pele – isso significa que ela vai envelhecer mais devagar, além de manter uma aparência mais bonita, sem manchas e marcas de ressecamento.

Regula a temperatura do corpo

Durante a prática de exercícios físicos ou até mesmo quando o clima está muito quente, a água corporal é liberada pela transpiração.

Isso ocorre para que a temperatura se mantenha regulada e evita que o organismo esquente em excesso ou passe por alterações térmicas repentinas.

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Ao evitar temperaturas elevadas no corpo, diminui-se a possibilidade de sentir algum mal-estar físico. Por isso, mantenha a hidratação em dia!

Quanta de água beber por dia?

O consenso diz que para suprir todas as necessidades do organismo é necessário ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente.

Ao longo de 24 horas, é mais ou menos essa quantidade que o corpo elimina de água por meio da urina, transpiração, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais.

Para não ter erro, tenha sempre uma garrafinha por perto, vá tomando goles de água ao longo do dia e não espere a sede chegar. A sede é o primeiro sinal de desidratação! E você, já tomou água hoje?