Vitamina C: conheça a sua importância para a saúde e o organismo

A vitamina C participa de vários processos orgânicos fundamentais para que o corpo mantenha-se em equilíbrio

Para manter o bom funcionamento do organismo, prevenir doenças e ter uma qualidade de vida equilibrada, o corpo precisa de determinados nutrientes no dia-a-dia. Dentre as substâncias essenciais, a vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico) é um dos destaques.

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Isso porque, além de potencializar a saúde de modo geral, ela atua no sistema imunológico e no sistema nervoso central.

Vitamina C

A vitamina C colabora com a perda de peso e o ganho de massa muscular, sendo também necessária para a síntese do colágeno – estrutura importante na formação dos ossos -, cartilagem, músculos e vasos sanguíneos.

Quantidade adequada

Qual a dosagem ideal de vitamina C que precisamos ingerir diariamente? Isso varia de acordo com a idade e o sexo da pessoa.

Para mulheres adultas a recomendação é de aproximadamente 75 mg por dia. Já para homens adultos, a quantia adequada é de cerca de 90 mg diárias.

Consulte um médico ou nutricionista para saber qual a dose mais adequada para o seu organismo.

Carência

A carência de vitamina C é rara e, quando ocorre, é associada a casos de desnutrição ou dieta muito pobre e inadequada.

Geralmente, a falta de vitamina C no organismo se manifesta em forma de anemia progressiva, pele seca, cabelos quebradiços, fraqueza muscular, entre outros.

Além disso, a carência de ácido ascórbico provoca escorbuto – doença grave que acarreta em sangramento na gengiva, inchaços e feridas que não cicatrizam.

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Excesso

Já o consumo excessivo de vitamina C, geralmente pelo uso inadequado de suplementos vitamínicos, pode ter impactos tóxicos, resultando em diarreia, dor abdominal e pedra nos rins.

Lembre-se sempre que antes de consumir qualquer suplemento é preciso buscar orientação médica ou de um profissional especializado.

Benefícios para o organismo

A vitamina C é importante em diversas funções do corpo, entre elas: absorção de ferro pelo organismo, síntese da noradrenalina (neurotransmissor), metabolismo das prostaglandinas (que lhe confere certo efeito anti-inflamatório), entre outros.

Quer conhecer mais sobre a importância da vitamina C para a saúde? Os benefícios vão além do que você imagina. Confira.

Antioxidante

Alimentos que são fonte de vitamina C possuem uma incrível ação antioxidante, que combate o efeito nocivo dos radicais livres.

Quando em excesso, os radicais livres (que são produzidos pelo próprio organismo) podem danificar várias estruturas do corpo. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas (Alzheimer ou câncer, por exemplo).

Consumir diariamente a dose adequada de vitamina C te ajudará a ficar longe destes riscos.

Estética

A vitamina C também proporciona diversos benefícios estéticos! Como estimula a produção de colágeno, ela atrasa o envelhecimento e a formação de rugas, deixando a pele sempre macia e com aspecto saudável.

Também colabora na produção de proteínas que deixam os cabelos e unhas mais fortes, dando fim à aparência quebradiça de ambos.

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Imunidade

Em médio e longo prazo, o consumo de vitamina C fortalece o sistema imunológico, o que diminui a predisposição a infecções por agentes externos.

Mas é importante ressaltar: a vitamina C não faz milagres!  Para aproveitar todos os seus benefícios, o consumo deve ser dosado e frequente.

Metabolismo

Metabolismo trata-se do conjunto de modificações pelas quais as substâncias passam dentro do organismo até que sejam transformadas em energia.

Neste contexto, a vitamina C auxilia no processo de absorção de ferro pelo organismo e atua no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Sem estresse

Estudos apontam que a vitamina C pode auxiliar no relaxamento do corpo, pois uma dosagem suficiente no organismo ajuda a diminuir os níveis de produção de cortisol – hormônio relacionado ao estresse e situações de perigo.

Alimentos ricos em vitamina C

O ácido ascórbico é encontrado em diversos alimentos, entre eles frutas cítricas: laranja, limão, kiwi, morango e abacaxi, por exemplo.

Vários vegetais também são fontes de vitamina C, como: brócolis, pimentão, couve-flor, alface, tomate, espinafre, agrião, entre outros.

Mais saúde à mesa

Vitamina C deve estar presente na alimentação diariamente, pois ela participa de uma série de processos orgânicos essenciais para que o corpo se mantenha em equilíbrio.

A melhor forma de se obter a quantidade necessária é através de uma alimentação saudável e rica em frutas e vegetais. Faça boas escolhas alimentares e tenha uma saúde de ferro!