O que comer para emagrecer: super dicas inéditas

Se alimentar pouco ou pular refeições não vai te deixar mais magro; é preciso fazer boas escolhas

Fazer escolhas conscientes do que levar ao prato (e à boca) é a melhor forma de garantir resultados eficazes tanto na balança quanto com a saúde.

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Além disso, é importante fracionar as refeições. Ficar grandes períodos em jejum aguça a vontade de comer alimentos calóricos e ricos em carboidratos simples (doces e massas, por exemplo).

Para emagrecer, mastigue bem

Comer devagar e mastigar bem os alimentos também é essencial no processo de emagrecimento, pois o cérebro leva um tempo para receber a informação de que já comemos.

Sendo assim, quanto mais rápido comermos, mais o cérebro vai demorar a entender. Com isso, vamos continuar ingerindo mais alimentos do que o corpo necessita.

Quer emagrecer com saúde? Confira uma seleção de alimentos que podem ser seus grandes aliados na busca do seu objetivo.

Atum

Muito nutritivo e acessível a todos os bolsos, o atum proporciona diversos benefícios para a saúde.

O peixe tem pouca gordura e grande valor proteico, o que melhora a assimilação pelo organismo. Com isso, o metabolismo fica acelerado, o que facilita a queima de calorias e de gordura corporal.

Rico em ômega 3, o peixe colabora na manutenção da saúde do coração, ajuda na queda do colesterol ruim e da pressão arterial.

Cenoura

A cenoura tem poucas calorias e é altamente nutritiva. Fonte de vitaminas A e C, o alimento estimula o metabolismo, o que colabora no processo de emagrecimento.

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Também pode ajudar na queima de gordura abdominal durante os exercícios físicos.

Além disso, a cenoura é composta por grande quantidade de fibras – nutrientes fundamentais para melhorar a mastigação dos alimentos e aumentar a sensação de saciedade, evitando a fome compulsiva.

Chia

Rica em fibras, a chia é um dos alimentos sempre presentes entre os que mais colaboram na perda de peso de forma saudável.

Ao entrar em contato com a água, a chia se transforma em um gel que faz volume no estômago. Desta maneira, proporciona maior sensação de saciedade.

Farelo de aveia

O farelo de aveia tem muita fibra em sua composição, o que melhora o trânsito intestinal e eleva a sensação de saciedade. Desta forma, faz com que o corpo elimine toxinas.

Também é rico em substâncias que estimulam o organismo a absorver uma quantidade menor de gordura.

Grão-de-bico

Assim como outros feijões, o grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína e um grande aliado para te ajudar a emagrecer com saúde.

É um alimento rico em fibras solúveis, que transmitem maior sensação de saciedade, propiciando a redução da ingestão de outros alimentos durante e depois das refeições.

Nozes

Desde que não consumidas em excesso, as nozes são benéficas no processo de eliminação de gordura abdominal, pois são ricas em fibras, proteína e gorduras de boa qualidade.

Óleo de coco

O óleo de coco pode ser uma ótima substituição a algumas de suas fontes de gordura para cozinhar.

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Ele é rico em ácidos graxos que, segundo pesquisas, aumentam a saciedade em comparação com outras gorduras, além de elevar a quantidade de calorias queimadas.

Tapioca

Apesar de calórica, a tapioca é um dos alimentos aliados de quem quer emagrecer.

Isso porque a fécula da mandioca (base da massa de tapioca) proporciona grande sensação de saciedade, o que contribui para evitar as famosas “beliscadas”.

A tapioca pode ser recheada com opções proteicas e fibrosas, o que a torna ainda mais saudável e funcional.

Porém, é importante considerar a tapioca como uma refeição e não apenas como um lanchinho.

Fale com a sua nutricionista sobre as melhores formas de consumo deste alimento e os recheios mais indicados.

Vegetais folhosos

Os vegetais folhosos colaboram para aumentar o volume das refeições e o consumo de minerais essenciais sem elevar a quantidade de calorias. Por isso, são alimentos bastante indicados para ajudar a emagrecer.

Agrião, chicória, couve e catalônia, por exemplo, são ricas em fibras, minerais, antioxidantes e vitaminas. Inclua algum desses alimentos em suas refeições e ganhe mais saúde.

Orientação profissional

Vale ressaltar que a orientação de um médico especialista e/ou nutricionista é muito importante em um processo de reeducação alimentar cujo objetivo é emagrecer.

Além disso, conciliar uma alimentação saudável e equilibrada com a prática de exercícios físicos garante resultados ainda mais eficientes e rápidos.