Efeito sanfona: dicas para evitar engordar após emagrecer

Para evitar o ‘engorda-emagrece’ constante é necessário ter cuidado e uma boa dose de dedicação para manter os hábitos sempre saudáveis

Um dos grandes desafios de quem precisa manter o peso ideal é equilibrar a dieta para evitar o famoso efeito sanfona, que ocorre quando você perde uma quantia razoável de peso, mas o recupera logo em seguida.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Em geral, o efeito sanfona começa com planos de perda de peso que consistem em fazer jejum, pular refeições e diminuir muito a quantidade de calorias diárias ingeridas.

Efeito sanfona

Quando você priva o corpo das calorias que ele necessita para ter energia, ele se acostuma com a mudança e desacelera o metabolismo – o que resulta em ganho de peso.

Em alguns casos, além de engordar tudo o que perdeu durante a dieta, você pode até ganhar quilos extras.

Como manter o peso?

Quem passou por uma dieta para emagrecer e entra na fase de manutenção de peso precisa ter consciência de que, durante esse novo momento, é necessário ter cuidado.

Sempre que exagerar na dose, os excessos precisam ser compensados (o mais rápido possível) para não perder o controle da situação e recuperar o peso perdido.

Tenha foco

Embora seja matemático, queimar mais calorias do que se consome no dia, na prática nem sempre é assim que acontece.

Além disso, é comum a pessoa que perdeu peso achar que está magro e, pronto, não vai mais ganhar peso!

Se você não quer se tornar mais uma das vítimas do temido efeito sanfona, saiba que é possível tomar algumas medidas para evitar que isso aconteça.

Confira também:  Problemas de saúde causados pelo estresse e o excesso de açúcar

Confira dicas que vão te ajudar a emagrecer e a manter o peso.

Defina uma meta realista

Escolher uma meta inatingível não vai te ajudar em nada a emagrecer de maneira saudável e permanente. Pelo contrário, só vai desmotivar e causar frustração.

Por isso, defina uma meta realista, de acordo com sua altura, idade e tipo físico.

Conte com a ajuda de um nutricionista para descobrir o seu índice de massa corporal (IMC) e foque no seu objetivo.

Identifique gatilhos emocionais

Muitas pessoas comem mais do que o necessário e, pior, alimentos calóricos e gordurosos quando estão tristes, desapontados, ansiosos e até mesmo contentes.

Esses são os chamados gatilhos emocionais. Sendo assim, saber identificar os seus é o primeiro passo para aprender a superá-los e, assim, ter sucesso na sua dieta.

Tome café da manhã

O café da manhã deveria ser parte da rotina de qualquer pessoa. Mas, por preguiça ou falta de tempo, muita gente sai de casa de estômago vazio.

A primeira refeição do dia é fundamental porque passamos um longo período dormindo em jejum e, ao acordar, o corpo já começa a gastar energia.

Em geral, a recomendação é comer até uma hora depois de se levantar. Se você não esse hábito, experimente tomar um copo de leite ou comer uma fruta. Aos poucos se habituará.

Monte um prato saudável

Não é só porque está de dieta e quer manter o corpo em dia que só pode comer salada. E nem deve ser assim!

Confira também:  8 hábitos para conquistar uma vida saudável

Para manter uma alimentação balanceada, é necessário comer proteína, carboidrato e gordura na mesma refeição.

Por isso, monte um prato saudável e bem colorido para garantir todos os nutrientes essenciais para o corpo.

Beba bastante água

A ingestão regular de água é importante para manter o bom funcionamento do organismo.

Em média, um adulto saudável precisa tomar, pelo menos, dois litros de água por dia. Sucos naturais, água de coco e vitaminas saudáveis são bem-vindos nessa conta, pois agregam nutrientes e colaboram na hidratação corporal.

Evite guloseimas ao assistir TV

Vai assistir um filminho ou maratonar alguma série super legal no Netflix? Nesses momentos é quase irresistível não ter como acompanhamento um baldão de pipocas, balinhas ou amendoim, não é mesmo?

Fique alerta, até mesmo nos momentos de lazer é preciso dedicação para não sair da linha. Que tal apenas uma pipoca comum, estourada na panela, e uma água de coco natural para acompanhar?

Converse com o nutricionista, que saberá te indicar uma lista de gostosuras liberadas. Assim você garante a diversão e o corpinho em dia.

Faça exercícios físicos

 Atividades físicas devem fazer parte da sua rotina sempre, e não apenas enquanto faz dieta para emagrecer.

Sendo assim, quando atingir seu peso ideal, não se descuide! Continue se exercitando.

Na academia, ao ar livre ou até mesmo em casa, as atividades são grandes aliadas na perda de peso, além de melhorar a qualidade de vida.

Confira também:  Vitamina D é essencial para o funcionamento organismo

Estilo de vida

Para evitar cair em tentação e voltar a engordar tudo o que perdeu de peso com muito esforço, é necessário manter um estilo de vida saudável.

Lembre-se sempre: conte com a orientação de um médico ou nutricionista para te ajudar nesse processo. Seja feliz!