Sopas aquecem o corpo e ajudam a emagrecer

Além de práticas, não são calóricas e aumentam a sensação de saciedade

Deliciosas, acessíveis e fáceis de fazer, as sopas são excelentes opções de refeição para substituir o jantar convencional. São ricas em vitaminas e minerais, presentes em seus ingredientes, e de fácil digestão.

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Também aquecem o corpo, nutrem, proporcionam bem-estar e ainda ajudam a evitar o ganho de peso, pois têm poucas calorias e saciam a fome de forma saudável.

Sem acompanhamentos

Porém, para manter o prato leve, ela não pode ser servida acompanhada de pãezinhos, torradinhas, queijo ralado e outras tantas opções que acrescentam muitas calorias.

Quer incrementar sua sopa? Especiarias como pimenta, canela e gengibre, por exemplo, podem ressaltar o sabor sem adicionar calorias. Pelo contrário, como são alimentos com ação termogênica, eles ajudam a acelerar o metabolismo.

Preparação adequada

A sopa é uma boa forma de agregar diversos ingredientes em um só prato. Sem contar o paladar, que surpreende a cada preparação.

Mas, quem quer emagrecer precisa estar atento para que a sopa seja preparada da forma adequada. Carboidratos, proteínas e hortaliças devem estar presentes. Se tiver dúvidas sobre o que acrescentar, consulte um profissional da área.

Seguem algumas sugestões de receitas saborosas e fáceis de fazer em casa.

1. Abóbora com Gengibre

Ingredientes:

½ abóbora japonesa, 1 pedaço pequeno de gengibre, 1 cebola pequena, 3 dentes de alho, ½ litro de água, Azeite e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Corte a abóbora em cubos e leve à panela com a água. Junte o gengibre, a cebola, o alho e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.

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Bata o cozido no liquidificador, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Volte à panela e regue com um fio de azeite.

A abóbora tem baixo teor de gordura e fornece apenas 26 calorias a cada 100 gramas. É rica em cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, C e E, entre outros.

Além de ser fonte de fibras, a sopa de abóbora ajuda a manter a sensação de saciedade no corpo. Já o gengibre é termogênico e acelera o metabolismo.

2. Feijão Light

Ingredientes:

1 litro de feijão batido, 1 cebola e 1 dente de alho pequenos, 2 colheres (sopa) de linhaça, Azeite, salsa e couve crua picada a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar e reserve. Despeje o feijão já cozido e batido no liquidificador na panela da cebola e do alho.

Tempere a gosto, acrescente a linhaça e deixe cozinhar mais um pouco. Finalize com salsa picada e sirva com couve crua picada.

Ao contrário do que muita gente pensa, o feijão não engorda. Por ter alto valor nutritivo, o alimento contribui para a sensação de saciedade, o que colabora no processo de emagrecimento.

3. Legumes com Carne

Ingredientes:

½ quilo de carne magra em cubos, 2 cenouras médias picadas, 1 abobrinha média picada, 3 mandioquinhas picadas, 1 batata média picada, 1 chuchu grande picado, 1 cebola média picada, 1 dente de alho amassado, Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente a carne. Mexa bastante e, após dourar, junte os legumes picados e o sal. Cubra com água e cozinhe na pressão por cerca de meia hora, ou até que a carne fique bem macia.

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Os legumes, em geral, possuem baixos índices de calorias e são ricos em fibras, o que facilita o processo digestivo.

Já a carne vermelha é bastante nutritiva, fornece uma boa quantidade de proteínas, previne a anemia e melhora o desempenho muscular. Para ela auxiliar na perda de peso, porém, é necessário optar pelos cortes mais magros.

4. Tomate

Ingredientes:

4 xícaras de tomates picados, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de manjericão, Azeite, pimenta e sal a gosto

Modo de preparo:

Doure a cebola e o alho no azeite e, em seguida, acrescente as 4 xícaras de tomates picados e deixe ferver. Após a fervura, cozinhe por mais 5 minutos. Adicione o manjericão, tempere com sal e pimenta a gosto.

O tomate é composto por uma substância chamada licopeno, cuja ação antioxidante ajuda a proteger as células de danos causados pelo oxigênio. Também é uma boa fonte de vitamina C, de potássio e tem poucas calorias.

Atividade e Dieta

As sopas em geral são excelentes aliadas no processo de emagrecimento, mas elas sozinhas não fazem milagre.

Também é preciso incluir atividades físicas e manter uma dieta equilibrada no dia a dia para eliminar quilos extras de forma saudável, além de sempre contar com a orientação de um nutricionista ou médico.