Dicas para perder peso mais rápido e com saúde

Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos podem ser grandes aliadas na conquista do corpo dos sonhos

Para perder peso de maneira rápida e com saúde não existe segredo ou fórmula mágica. O ideal é consumir menos calorias do que se gasta ao longo do dia.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Mas, é preciso deixar a ansiedade de lado.  Nada de ficar subindo na balança diariamente para conferir se emagreceu ou engordou. Uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário, é o suficiente para acompanhar sua evolução.

Muitas vezes, para alcançar os resultados desejados bastam apenas simples mudanças de hábitos. Confira algumas dicas que podem ajudar a acelerar esta conquista.

1. Alimente-se bem

Comer alimentos naturais e frescos, como frutas e vegetais, é uma das melhores formas de perder peso de forma saudável, uma vez que eles possuem grandes quantidades de nutrientes que o corpo precisa para emagrecer e são ricos em água.

Tente incluir pelo menos três frutas por dia no seu cardápio e, ainda, coma salada crua antes do almoço e do jantar.

Na hora de consumir carboidratos, uma boa pedida é optar por alimentos com grãos integrais, que exigem mais na hora da digestão e oferecem maior sensação de saciedade.

2. Use pratos pequenos

No momento da refeição, prefira se servir em pratos menores que os utilizados normalmente. Um prato pequeno cheio pode transmitir ao cérebro a sensação de quantidade suficiente de comida para se saciar.

Confira também:  Beber água: os benefícios da hidratação para o organismo

Além disso, não se sinta na obrigação de terminar o prato sempre. Se errou na medida na hora de se servir e já está satisfeito, pare de comer.

3. Beba bastante água

O hábito de ingerir água constantemente proporciona diversos benefícios à saúde, entre eles promover a perda de peso. Isso ocorre porque o consumo de água aumenta a atividade no sistema nervoso e eleva o nível de energia gasto.

Além disso, a água é fundamental para melhorar a digestão dos alimentos, acelerar o metabolismo, diminuir a fome e a retenção de líquidos.

Quanto e o que tomar?

A quantidade de água recomendada varia entre 1,5 e 2 litros por dia. É importante ressaltar que os líquidos devem ser tomados entre as refeições, de preferência até meia hora antes ou apenas meia hora depois.

Água de coco natural, chás e sucos naturais sem açúcar também são bem-vindos. Já refrigerantes, achocolatados, sucos de caixinha e bebidas alcoólicas devem ser eliminados da dieta.

4. Busque motivação

Uma excelente maneira de focar na dieta com intuito de perder peso de maneira saudável é contar com o apoio de pessoas que têm os mesmos objetivos que os seus.

Afinal, faz grande diferença termos ao lado pessoas que estejam a nosso favor, torcendo pelo alcance de resultados e cobrando por eles. Uma boa dose de motivação é uma ótima pedida.

5. Pratique Exercícios Físicos

A prática de exercícios físicos, aliada a uma boa alimentação, é essencial para emagrecer com saúde e disposição. Além de ser a melhor maneira de queimar calorias e gordurinhas indesejadas, também ajuda a diminuir o apetite.

Confira também:  Beber água: 5 bons motivos para beber bastante água e hidratar-se

Para acelerar os resultados, pratique uma atividade pelo menos três vezes por semana. Para não desistir e se manter motivado, escolha exercícios que goste. Veja alguns exemplos.

Caminhada: em meia hora de passadas largas e rápidas é possível eliminar cerca de 200 calorias. Dê preferência para caminhar em um parque para que fique em contato com a natureza, o que tornará a prática ainda mais prazerosa.

Musculação: desde que feita da maneira correta, a musculação pode contribuir para todo o processo de emagrecimento. A prática regular do exercício mantém o metabolismo acelerado.

Natação: é um excelente exercício físico para emagrecer, pois é aeróbico e estimula o desenvolvimento dos músculos. Em meia hora de braçadas são gastas cerca de 250 calorias.

Pular corda: esta atividade é bem simples e pode ser feita em casa. É possível perder até 200 calorias depois de 15 minutos de prática. Tente começar com saltos mais simples e, com o passar do tempo, vá aumentando o grau de dificuldade.

Quer mais alternativa? Suba escadas ao invés de usar o elevador; leve o cachorro para passear à noite; caminhe na esteira; pratique esportes em grupo, como futebol, vôlei e basquete; faça trilhas ou ande de bicicleta. O importante é não ficar parado.

Se está sem praticar atividades físicas há muito tempo, procure orientação de um profissional de educação física ou médico.

Confira também:  Terceira idade: cuidados essenciais com a saúde na terceira idade

Ainda com dificuldades?

Se mesmo seguindo estas dicas para emagrecer você não conseguir eliminar alguns quilos na balança, é importante consultar um endocrinologista para fazer uma avaliação da glândula tireoide e atestar que tudo está funcionando direitinho.

Outros especialistas também podem ser consultados, como um nutricionista ou médico nutrólogo. Eles poderão estabelecer regras de uma dieta alimentar personalizada. Desta forma, fica mais fácil seguir tudo à risca e conquistar o peso desejado de maneira saudável.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.