Alimentos que ajudam a perder peso e a balancear a saúde

Alguns itens do cardápio podem colaborar para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, eliminar os quilos extras

Para perder peso com saúde e conquistar o corpo desejado é preciso dar o primeiro passo e manter o foco.

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Além de exercícios físicos regulares, é possível contar com a ajuda de alguns alimentos que aceleram o metabolismo e facilitam a queima de gordura.

Sejam eles termogênicos, ricos em fibras ou desintoxicantes, certos alimentos podem garantir que seus esforços à mesa e na academia não sejam em vão.

Alimentos que ajudam a perder peso

Quer saber quais alimentos podem ser grandes aliados no seu processo de emagrecimento? Confira os principais e se alimente de forma balanceada para perder peso com saúde.

Amêndoas

Ricas em vitaminas e minerais, as amêndoas contêm grandes quantidades de proteínas e gorduras saudáveis, que causam a sensação de saciedade.

Além disso, possuem cálcio e magnésio, minerais importantes para a produção de melatonina – um dos hormônios do sono. E quem dorme melhor consegue controlar o peso de maneira mais eficiente.

Café

Por ser rico em cafeína, o café acelera o metabolismo, a queima de gordura corporal, colabora com o organismo na absorção de menos açúcar dos alimentos e potencializa a nossa disposição.

A bebida, uma das preferidas dos brasileiros, pode ser consumida ao longo do dia. Porém, é preciso moderação. A quantidade máxima recomendada por dia é de até 5 xícaras (150 ml).

Vale ressaltar que é importante consultar um nutricionista, que poderá orientar sobre a quantidade adequada para você.

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Lentilha

As lentilhas são fonte de ferro, um dos minerais mais necessários para o organismo.

Em conjunto com a niacina e vitamina B6, o ferro participa da produção de L-carnitina – nutriente responsável pelo transporte de ácido graxo para dentro das células, onde serão usados para o fornecimento de energia.

Linhaça

A linhaça possui antioxidantes e ômega 3 – gordura boa que colabora no controle do colesterol e baixa a inflamação no organismo, facilitando a perda de peso.

O alimento também é repleto de fibras, que ajudam na digestão e elevam a saciedade. Seus grãos devem ser consumidos triturados ou na forma de farinha.

Ovos

Considerado um dos alimentos mais saudáveis, os ovos têm lecitina, nutrientes e antioxidantes. Com muita proteína de fácil absorção, o ovo proporciona sensação de saciedade, ou seja, é ideal para quem quer comer um pouco menos.

Quinoa

Quinoa é ideal para substituir o arroz ou o macarrão em algumas refeições durante a semana.

A sementinha tem baixo teor de carboidratos, bastante proteína e excelentes valores nutritivos. Além disso, a quinoa ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Ricos em fibras

Quer fazer as pazes com a balança de forma definitiva? Inclua opções ricas em fibras no seu cardápio diário.

Este tipo de alimento dá muita saciedade e proporciona energia ao corpo de maneira bem lenta, porém constante.

Entre os alimentos mais ricos em fibras, estão os cereais integrais (centeio, aveia, arroz integral), frutas e verduras.

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Mas, como todo alimento, os ricos em fibras devem ser consumidos com moderação, pois o excesso pode causar desconfortos. Além disso, é importante beber bastante água.

Converse com o nutricionista e peça orientação sobre quais alimentos são mais indicados para o bom funcionamento do seu organismo.

Termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles que têm a capacidade de aquecer o corpo, produzir calor e facilitar a queima de calorias, o que é uma grande ajuda na perda e manutenção do peso.

Pimenta vermelha é um dos alimentos termogênicos que mais colaboram na perda do apetite excessivo. Ela eleva a circulação sanguínea, a temperatura corporal e colabora com a digestão.

Já o gengibre, outro alimento termogênico de ação eficaz, acelera o metabolismo em até 20%, segundo especialistas. O gengibre tem gingerol, substância responsável pela alta da temperatura do corpo, que auxilia na eliminação de gorduras.

O ômega 3 – presente em peixes (salmão e sardinha, por exemplo), óleos de peixe e semente de linhaça – ajuda a queimar calorias e a perder o excesso de líquidos (inchaço).

Vinagre de maçã

Por aumentar a saciedade, combater a retenção de líquidos e ser rico em antioxidantes que melhoram o funcionamento do organismo, o vinagre de maçã é um ótimo auxiliar na perda de peso.

Seja consciente quanto a “perder peso”

Esses e outros alimentos podem dar um empurrãozinho para acelerar o seu metabolismo e são ótimos aliados no processo de perda de peso.

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Porém, é importante ressaltar que apenas os alimentos em si não farão você emagrecer e conquistar o corpo ideal, com saúde e disposição, se o total de calorias que ingerir for maior do que a que consumir.

Assim, é importante consultar um médico ou nutricionista, que poderá te orientar sobre os melhores alimentos para o seu cardápio.

Coma com consciência e mantenha a sua saúde em dia.