Problemas de saúde causados pelo estresse e o excesso de açúcar

Ambos podem ocasionar grandes estragos na saúde e afetar negativamente seu cotidiano

Os problemas de saúde que afetam nossa vida são muitos. Sobretudo os que são causados pelo estresse e o excesso de açúcar no organismo.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Ouvir que alguém está estressado ou você próprio se sentir assim já se tornou algo comum nos dias de hoje. E não é para menos! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial é afetada por algum tipo de estresse.

Durante as situações estressantes, o corpo libera hormônios, como o cortisol, que causam impactos negativos no sistema imunológico, digestivo e também na pele. Além de problemas físicos, o estresse também pode atingir a saúde mental.

Outro grande vilão da boa saúde e bem-estar é o açúcar. Quando consumido em excesso, pode provocar consequências negativas no organismo.

Conheça os malefícios que o estresse e o excesso de açúcar são capazes de gerar a sua saúde e como podem afetar o seu dia-a-dia.

Causa acne

Estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia apontou que a causa de acne em uma a cada três pessoas é emocional. O estresse é um dos gatilhos.

Isso ocorre porque altos níveis de cortisol no corpo desencadeiam uma quantidade excessiva de produção de óleo, o que colabora para o aparecimento da acne.

Já quem mantém uma dieta rica em açúcar eleva a produção de sebo e propicia inflamações do corpo, o que favorece o aparecimento de acne.

Confira também:  Alimentação: melhore sua qualidade de vida através da alimentação

Dor de cabeça e enxaqueca

O estresse é um dos principais estímulos das dores de cabeça e dos quadros de enxaqueca. Isso acontece porque quase tudo que está relacionado ao comportamento e às emoções influencia o surgimento da dor de cabeça quando a pessoa é propensa a ter este problema.

Consumir muito açúcar também pode resultar em dor de cabeça e até mesmo enxaqueca devido a grande oscilação dos níveis de glicemia.

Por ser absorvido de forma rápida, o açúcar favorece a liberação de uma grande quantidade de insulina para equilibrar os níveis sanguíneos. Em consequência, apresenta uma queda súbita na glicemia – processo conhecido como hiperglicemia ou hipoglicemia.

Engorda

Altos níveis de estresse estão relacionados a um aumento da vontade de comer alimentos açucarados, que levam ao ganho de peso.

O consumo excessivo de produtos ricos em açúcar, como bolos e mousses, por exemplo, também é extremamente prejudicial à saúde e pode levar ao acúmulo de quilos extras. Além disso, o açúcar tem apenas calorias vazias para o corpo e não colabora em nada para o bom funcionamento do organismo.

Porém, o maior problema ocasionado pelo excesso de açúcar é a obesidade – doença grave e grande fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Motiva a depressão

Problemas no trabalho ou fatos sérios na vida pessoal, como morte de um ente querido ou divórcio, por exemplo, podem resultar em estresse crônico, que eleva os níveis de cortisol e pode motivar uma depressão.

Confira também:  10 alimentos que auxiliam no emagrecimento

Uma dieta abundante em açúcar pode proporcionar malefícios não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental. Estudos apontam consumos de açúcar em excesso a uma prevalência maior de depressão.

Este fato está relacionado com algumas substâncias, entre elas a dopamina e a serotonina – que ajudam o cérebro a identificar emoções como o prazer, bem-estar e alegria.

Porém, quando apresentam queda podem causar quadros de depressão e ansiedade, o que afeta diretamente a qualidade de vida de uma pessoa.

Perda capilar

O estresse psicológico pode ocasionar um desequilíbrio fisiológico, o que colabora com a perda de cabelos. É possível notar a queda dos fios depois de um período estressante.

Já o consumo demasiado de açúcar pode interferir na absorção de proteínas que são importantes para os cabelos, como a vitamina E, causando perdas capilares importantes. Por isso, é fundamental considerar a troca de açúcar branco por fontes naturais do alimento, como frutas e mel, por exemplo.

Problemas de saúde: Cuide-se!

Estresse, ansiedade, peso em excesso, obesidade, entre tantos outros problemas de saúde, são condições perigosas que afetam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, é fundamental contar sempre com a ajuda e orientação de um profissional da área de saúde especializado para que seja feito um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.