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Chás que relaxam e contribuem para uma boa noite de sono

A bebida é um ótimo recurso para relaxar os músculos, acalmar a mente e afastar a insônia

Dormir bem é muito importante para o aspecto físico e mental e está diretamente ligado a várias funções do organismo.

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Porém, muitas pessoas não conseguem se desconectar dos problemas do dia-a-dia e acabam apresentando dificuldades para dormir.

Além disso, há também causas orgânicas, como efeitos de medicamentos, doenças que atrapalham a produção de neurotransmissores responsáveis pelo sono, dor, entre outros.

Consequências

Passar as noites em claro pode trazer consequências associadas à falta de equilíbrio hormonal, escassez de energia e disposição, baixa imunidade e problemas de memória.

Em casos de insônia crônica, é primordial contar com a ajuda de um médico para encontrar as causas e receber o tratamento correto para o distúrbio.

Já para eventuais perdas de sono, principalmente aquelas provocadas por problemas emocionais, um bom chá para acalmar os nervos pode ser uma boa pedida. Confira as opções mais eficazes e escolha o seu.

Alface

Preparada com a própria folha do alface (basta colocar em infusão na água quente por 10 minutos), a bebida tem propriedades relaxantes e ação diurética.

É um excelente sonífero e seu consumo diário também ajuda a diminuir inchaços e a controlar a pressão sanguínea.

Camomila

Um dos chás mais tradicionais e indicados para garantir uma boa noite de sono é o de camomila.

Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a bebida auxilia na redução da ansiedade e, assim, evita a insônia.

Erva-cidreira

Assim como a camomila, a erva-cidreira tem um forte efeito no organismo e atua na queda dos sintomas da ansiedade, como palpitações, agitação e nervosismo.

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Sua ação calmante beneficia um sono mais profundo, relaxante e de qualidade.

Erva-de-são-joão

Além de proporcionar uma boa noite de sono, esta erva é um antidepressivo natural bastante eficiente no tratamento de depressão de leve a moderada.

Lavanda

Famosa pelo seu aroma marcante e delicado, a lavanda auxilia na redução do estresse, proporcionando sensação intensa de relaxamento.

O consumo do chá de lavanda também ajuda a amenizar problemas intestinais, dores de cabeça e musculares.

Maracujá

Por conta de sua ação calmante e relaxante, tomar uma xícara de chá de maracujá diariamente contribui para um sono mais restaurador e de qualidade.

Uma das maneiras de preparar o chá de maracujá é usar flores e folhas secas da fruta. Se preferir, pode utilizar a polpa.

Tília

A tília é bastante aproveitada na preparação de chás relaxantes, pois atua no sistema nervoso central e induz ao sono.

Sua ingestão, porém, não é indicada para gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de remédios para tratamentos de doenças crônicas.

Antes de tomar este ou qualquer outro fitoterápico, é importante consultar o médico para tirar todas as suas dúvidas.

Valeriana

Apesar de ser pouco conhecida, a valeriana é altamente eficaz para a indução do sono e sensação de descanso no dia seguinte.

Também tem a capacidade de aliviar dores de cabeça, diminuir o nervosismo e aliviar o estresse.

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Aproveite os benefícios do chá

Para que os benefícios do chá escolhido sejam aproveitados da forma mais adequada, a bebida deve ser consumida cerca de uma hora antes de ir para cama.

Desta maneira, quando for dormir os efeitos do chá já poderão ser sentidos.

Chás e o ritual do sono

Além de tomar um bom chá, ter um ritual do sono pode ser essencial para garantir uma noite tranquila e bem dormida.

O recomendado é que seu corpo já comece a se desligar quando você colocar a água para ferver para preparar o chá.

Depois, tome um banho morno e relaxante, use um pijama confortável e desligue os aparelhos eletrônicos. Aproveite o seu momento plenamente e durma bem!

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