Exercícios físicos: benefícios dos exercícios físicos para o corpo

Manter-se ativo é uma das melhores formas para conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Não é novidade que praticar exercícios físicos regularmente só proporciona benefícios ao corpo. E o que não faltam são opções para você deixar a preguicinha de lado.

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Para quem gosta de atividades individuais, natação, pilates e ioga, por exemplo, são ótimas pedidas. Já quem prefere exercícios em grupo podem optar por futebol ou participar de uma equipe de corrida, entre outros.

Abra a mente

Muitas pessoas ficam aprisionadas à ideia de que apenas frequentando academias poderão alcançar saúde e corpo sarado e, por isso, permanecem sedentárias.

Abra a mente e aposte em opções diferenciadas e mais adequadas ao seu gosto pessoal na hora de escolher que tipo de exercício quer fazer. Até mesmo uma caminhada ou corridinha matinal podem fazer toda a diferença.

Conheça um pouco mais sobre os diversos benefícios que a prática regular de exercícios físicos proporciona no seu dia a dia e se inspire.

Benefícios dos exercícios físicos: aliados na perda de peso

Grandes aliados no processo de emagrecimento, os exercícios físicos também contribuem para a manutenção de um corpo saudável e bonito.

E a regra é básica: quanto mais intensa for a atividade, mais se perde calorias.

Consistência

Se não tem pretensão de se matricular em uma academia por algum motivo, não desanime. Apenas comece a ficar mais ativo no cotidiano e vá progredindo. Ter consistência é fundamental.

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Porém, se a sua ideia é malhar, procure aliar musculação e exercícios aeróbicos. Estudos apontam que esta prática pode otimizar a queima de gordura. Além disso, é capaz de atuar na mudança da gordura em massa magra – que são os músculos.

Combate doenças

Caso sua preocupação seja com doenças cardíacas ou queira prevenir uma hipertensão, praticar exercícios físicos fará toda a diferença.

Independente do seu peso atual, manter-se ativo colabora no aumento do ‘bom colesterol’ (HDL) e diminui os triglicérides (gordura presente no sangue).

Além disso, fazer atividades periódicas ajuda a prevenir ou amenizar uma série de preocupações e problemas de saúde, incluindo depressão, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC), síndrome metabólica, artrite e diversos tipos de câncer.

Melhora o humor

O exercício físico proporciona benefícios como diversão, melhora da confiança e da autoestima e, consequentemente, do humor.

A atividade pode influenciar diretamente algumas áreas do cérebro que controlam as sensações de ansiedade e estresse, pois deixa o cérebro mais sensível aos hormônios norepinefrina e serotonina (hormônios da felicidade) – que ajudam a combater a depressão e outras doenças.

Para aproveitar essas e outras vantagens, dedique-se pelo menos 150 minutos semanais de treino em intensidade moderada ou 75 minutos em exercícios vigorosos.

Promove mais energia

A atividade física pode melhorar a força muscular e aumentar a resistência. Isso porque o exercício fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e colabora com o sistema cardiovascular, que trabalha com maior eficácia.

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Com o coração e pulmões em dia, você terá mais energia para lidar com as tarefas diárias em geral.

Sono em dia

O exercício físico regular é um grande parceiro de uma boa noite de sono. A prática constante ajuda a adormecer mais rápido e de maneira profunda.

Mas, não é recomendado fazer atividades em um ritmo maior do que está preparado, pois as lesões musculares intensas são prejudiciais à qualidade do sono.

Procure orientação com um educador físico e aproveite o melhor que os exercícios físicos podem oferecer. Além disso, é importante consultar um médico para confirmar se você está apto para iniciar alguma atividade física.

Comece já!

Manter-se ativo é fundamental para a saúde de todas as pessoas, principalmente para aquelas que têm um histórico familiar desfavorável.

Portanto, comece já a se exercitar e desenvolva esse hábito de uma vez por todas na sua rotina. Você só colherá benefícios!

Sobretudo, antes de iniciar qualquer atividade física, é importante que você consulte um médico. Deste modo, além de realizar uma avaliação física completa, saberá se está apto para a prática de exercícios. Somente um médico pode indicar qual o melhor exercício, frequência e intensidade.

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