Perder peso rápido: 5 dicas para emagrecer com segurança

Para alcançar resultados satisfatórios é preciso manter a disciplina e o foco.

O grande sonho de quem está com sobrepeso é perder peso rápido, de maneira segura e saudável. No entanto, conquistar o corpo dos sonhos em um período curto de tempo, com segurança e ainda manter a saúde nem sempre é uma tarefa fácil.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Contudo, há algumas maneiras simples e realistas de acelerar o metabolismo sem sair da rotina nem gastar rios de dinheiro.

Confira cinco dicas fantásticas para perder peso rápido com saúde. Coloque em prática hoje mesmo e fique com o corpo em dia para o próximo verão.

Evite dietas restritivas

São consideradas dietas restritivas aquelas que cortam drasticamente as calorias ou, ainda, algum item específico, como os carboidratos, por exemplo. Outros tipos são as sem glúten, dos shakes e a da sopa.

Para perder peso de maneira eficaz, em um curto período de tempo e com saúde, é fundamental manter uma alimentação variada e nutritiva.

Um nutricionista poderá te orientar sobre o que comer e qual a melhor quantidade. Afinal, cada organismo funciona de um jeito.

Consequências

Quando uma pessoa escolhe fazer uma dieta restritiva, a tendência é que ela só pense em comida o dia inteiro. Sem contar que este tipo de dieta pode causar fraqueza, dores de cabeça, tontura e até desmaios.

Enfraquecimento das unhas, cabelos e pele, perda de energia, de massa magra e deficiência de nutrientes são outras consequências ruins das dietas restritivas. Então, fuja delas! Se alimente de maneira consciente e saudável.

Confira também:  Candidíase: a relação dela com a alimentação que você precisa saber

Consuma menos sal e açúcar

Qualquer alimento consumido em excesso faz mal à saúde. E quando se trata de sal e de açúcar, os malefícios são ainda piores.

Sal

O sal é a principal fonte de sódio. Em excesso no organismo, o mineral ajuda na retenção de líquidos (que causa sensação de inchaço) e eleva o risco de hipertensão.

Uma pessoa deve consumir, no máximo, 2.400 miligramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá. Porém, a maioria da população ingere mais que o dobro disso.

Fique atento à quantidade de sódio ingerido diariamente, pois ele pode estar oculto em alimentos que você nem imagina, como bebidas e produtos industrializados.

Açúcar

Quando consumido em excesso, o açúcar se transforma em acúmulo de gordura no corpo, especialmente na região abdominal.

Alguns alimentos fontes de carboidratos simples são ricos em açúcar refrigerantes, doces, produtos feitos com farinha branca (pães, massas e bolos), entre outros. Por isso, escolha bem e faça trocas inteligentes.

Beba muita água

Não existe maneira mais saudável de perder peso rápido do que dar ao organismo o que ele mais precisa água!

O corpo necessita de água para metabolizar a gordura armazenada de forma eficaz. Quando ele deixa de receber água, fica mais difícil de queimar calorias.

A recomendação, em geral, é de ingerir pelo menos oito copos de água todos os dias. Assim, o organismo funcionará muito melhor, o que facilitará a perda de peso.

Confira também:  Vitamina D é essencial para o funcionamento organismo

Pratique exercícios

Exercícios que ajudam a gastar calorias são os mais indicados para emagrecer em um período curto de tempo. Entre as sugestões, estão dançar, andar de bicicleta, correr, nadar, pedalar, caminhar ou fazer musculação.

Se exercitar pelo menos 30 minutos por dia favorece o aumento do metabolismo e facilita perder alguns quilos na balança.

Mas, para você não desistir com facilidade, escolha um exercício que gosta, pois
fica mais fácil manter a motivação.

Dormir bem ajuda a emagrecer

Sabia que dormir bem ajuda a perder peso rápido. Pode até parecer estranho, mas é verdade.

Quando uma pessoa se priva de ter uma boa noite de sono, pode acumular gordura. Além disso, pode cair na tentação de comer alimentos calóricos durante a madrugada.

Pessoas que dormem 4 horas ou menos por noite têm um metabolismo mais lento do que as que dormem por volta de 8 horas. Pense nisso!

Foco é importante para perder peso rápido

Para perder peso rápido e com segurança é importante manter o foco. Se alimentar de maneira adequada, fazendo boas escolhas; praticar exercícios; ingerir muita água e dormir bem são alguns dos passos para alcançar os resultados desejados.

Lembre-se sempre que é importante e necessário buscar orientações com nutricionista ou especialista da área.