Atividade física é uma importante aliada para alcançar a boa forma

Caminhada, corrida, malhação ou dança, não importa; o fundamental é manter-se em movimento

Atividade física: Incorporar uma rotina de exercícios físicos ao cotidiano é essencial para conquistar bem-estar físico e mental, além de alcançar a tão desejada boa forma.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Se o seu objetivo é emagrecer com saúde e vitalidade, este é o caminho mais indicado.

Porém, é importante destacar que a prática de exercícios físicos, especialmente por quem está iniciando, sempre deve ser supervisionada por um profissional de Educação Física. Além disso, antes de iniciar qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico — afim de verificar se está apto para realizar a atividade desejada. O acompanhamento médico é importantíssimo e jamais deve ser excluído antes e durante a prática de esportes.

1. Frequência e horário

Em geral, especialistas da área recomendam a realização de exercícios com uma frequência de 3 a 5 vezes por semana. Quanto ao horário, na maioria das vezes o que conta é a disposição de cada pessoa.

Pela manhã não há desculpas para deixar os exercícios de lado, pois é possível programar uma rotina de atividades antes dos compromissos do dia e horário de trabalho.

Já quem prefere praticar exercícios no final do dia se beneficia com os níveis hormonais e a temperatura corporal, que estão no auge, o que melhora o desempenho. Além disso, para muitos esta é uma forma de relaxar depois de um dia estressante.

2. Comece já

Seja na academia ou ao ar livre, exercitar o corpo só faz bem para a saúde. Dentre os diversos benefícios estão: combate ao excesso de peso, melhora da autoestima, maior disposição para as tarefas diárias, prevenção de diversas doenças, melhora da postura, entre outros.

Confira também:  A caminhada proporciona benefícios incríveis à saúde

Está sem ideias para vencer a preguiça e começar a se movimentar? Saiba mais sobre diversas atividades e escolha a sua preferida. O importante é não ficar parado.

3. Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais democráticos e fáceis de praticar. Por ser simples, qualquer um pode começar a qualquer momento e no ritmo que preferir.

Seja na rua, no parque ou na esteira, o mais importante é usar um tênis confortável e adequado aos pés, além de prestar atenção à postura ao caminhar para evitar dores.

Excelente exercício para quem quer manter a boa forma, a caminhada também previne e combate doenças cardiovasculares, ajuda a controlar a pressão cardíaca e também aumenta a elasticidade de veias e artérias.

4. Corrida

Quer acelerar o passo? A corrida pode ser uma boa pedida. Também é um esporte super fácil de ser praticado e, assim como a caminhada, basta um bom par de tênis para iniciar a atividade.

A corrida ganha cada vez mais adeptos, e não é para menos. Além de prazerosa e relaxante, é excelente para emagrecer, reduzir a gordura corporal, acelerar o metabolismo, melhorar a circulação sanguínea, diminuir o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios.

5. Crossfit

Esta atividade é bastante intensa e envolve diversos tipos de exercícios misturados, como corrida, agachamento, levantamento de peso, atividades com barras, argolas, entre outros.

As aulas podem ser feitas tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre, o que ajuda a não enjoar da atividade. Uma ótima opção para manter a boa forma!

Confira também:  Dor na coluna: hábitos para prevenir as famosas dores nas costas

6. Musculação

A musculação é uma das atividades físicas mais populares e uma das primeiras opções que vem à mente quando se pensa em vida saudável e perda de peso com equilíbrio.

Em geral, os treinos são realizados em academias com diversos tipos equipamentos, como supino, por exemplo. O principal objetivo deste tipo de exercício é o fortalecimento muscular.

7. Natação

A natação é uma excelente atividade física para quem prefere se exercitar na água. Tem baixo impacto e, se praticado de forma intensa, ajuda a eliminar alguns quilinhos na balança, além de trabalhar os músculos do corpo inteiro.

Dentre os diversos benefícios da natação, estão: queima de calorias sem prejudicar as articulações, melhora no humor, fortalecimento muscular e aperfeiçoamento do sistema cardiovascular e respiratório.

8. Treinamento Funcional

O treinamento funcional assegura um emagrecimento mais rápido que as outras modalidades esportivas. Isso porque ele é personalizado de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Em geral, os treinos consistem em uma série de exercícios com diferentes tipos de aparelhos, como pesos, bolas e pranchas, e exige do praticante força, coordenação, equilíbrio e rapidez.

9. Persista

Se já fracassou na tentativa de se tornar ativo na prática de exercícios físicos, não desanime. Sempre está em tempo de recomeçar.

Em geral, são necessários pelo menos seis meses para que uma nova rotina se transforme em hábito consolidado. Durante esse período, é necessário persistir, mesmo que a preguiça queira reinar.