10 alimentos que auxiliam no emagrecimento

Escolher bem o que comer é essencial na busca de uma rotina de vida saudável

A escolha de alimentos adequados para compor a dieta pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento. Para alcançar um bom resultado, porém, é necessário ingerir todos os nutrientes que o corpo precisa para ter um bom funcionamento.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Benefícios

Em geral, os alimentos que auxiliam na perda de quilos extras exercem diversas ações no organismo, como melhora do trânsito intestinal, evitando a constipação e contribuindo para a absorção de nutrientes; combate a retenção de líquidos e queima de calorias.

Além disso, promovem a sensação de saciedade por mais tempo, pois têm uma digestão mais lenta e incham dentro do estômago, aumentando o volume sem elevar a quantidade de calorias.

Esses alimentos devem estar presentes no prato diariamente, distribuídos nas refeições ao longo do dia. Confira abaixo a seleção de alguns alimentos que podem ser estratégicos para ajudar no processo de emagrecimento e seus principais benefícios.

1. Arroz Integral

Excelente fonte de energia, o arroz integral também fornece vitaminas do complexo B, zinco e selênio. Esses nutrientes antioxidantes ajudam na melhora da concentração, memória e circulação do sangue.

O arroz integral é, ainda, rico em fibras, que ajudam na boa digestão e proporcionam maior saciedade que o arroz branco.

Uma xícara de arroz integral conta com 3,5 gramas de fibras, o que corresponde a 14% da necessidade diária de 25 gramas.

2. Aveia

Rica em fibras solúveis e proteínas, que regulam o intestino e proporcionam saciedade por um período mais longo, a aveia também ajuda a regular a glicemia e controlar o colesterol elevado.
A aveia é um alimento muito fácil de ser inserido no cardápio diário. Ela pode ser usada na preparação de vitaminas, bolos, recheios, panquecas e biscoitos, na forma de mingau ou acrescentada em frutas picadas.

Confira também:  Alimentos que ajudam para um emagrecimento saudável

3. Berinjela

A berinjela é um alimento rico em água, fibras, vitaminas e minerais, e pobre em calorias. É excelente auxiliar no combate a retenção de líquidos, prisão de ventre e no processo de desintoxicação do organismo, diminuindo os acúmulos de gordura.

Também apresenta grande quantidade de fibras em sua composição, que ajuda no bom funcionamento do intestino, promovendo a sensação de saciedade.

4. Canela

A canela é um alimento termogênico, ou seja, eleva a temperatura corporal e o metabolismo do organismo, o que estimula a queima de gordura. Também é capaz de prolongar a saciedade e diminuir o desejo de comer doces.

Incluir este alimento na alimentação é super fácil: a canela pode ser polvilhada na salada de frutas, misturadas ao café ou chá e, ainda, utilizada na preparação de bolos, massas, biscoitos, entre outros.

5. Chá Verde

Rica em fibras solúveis e proteínas, que regulam o intestino e proporcionam saciedade por um período mais longo, a aveia também ajuda a regular a glicemia e controlar o colesterol elevado.

A aveia é um alimento muito fácil de ser inserido no cardápio diário. Ela pode ser usada na preparação de vitaminas, bolos, recheios, panquecas e biscoitos, na forma de mingau ou acrescentada em frutas picadas.

6. Farelo de Trigo

Com poucas calorias e rico em fibras, o farelo de trigo pode ser usado no combate à prisão de ventre, para auxiliar no controle da glicemia e também para aumentar a sensação de saciedade.

Confira também:  Vitamina D é essencial para o funcionamento organismo

7. Folhas Verdes

Para quem tem problemas de retenção de líquidos, que atrapalha o processo de emagrecimento, incluir folhas verdes nas refeições é essencial para alcançar melhores resultados.

As folhas verdes são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras, além de possuírem baixo valor calórico. Por isso, inclua esse alimento na saladinha servida antes das principais refeições do dia.

8. Leguminosas

Ervilha, fava, feijão, grão-de-bico e feijão são leguminosas ricas em proteínas e fibras alimentares, que elevam a saciedade e são excelentes contra a prisão de ventre.

Para obter todos os benefícios, a recomendação é consumir três colheres de sopa por dia. Esta porção diária é suficiente para ajudar a nutrir o corpo e melhorar a dieta para perda de peso.

O feijão, uma das leguminosas mais conhecidas e consumidas, tem alta concentração de fibra solúvel, que ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

9. Melancia

Além de saborosa, a melancia é repleta de nutrientes e não tem quase nada de calorias, podendo ser inclusa em dietas para emagrecer, desinchar e controlar a pressão arterial.

Melancia é um excelente diurético, já que 90% de sua composição é água. Também possui quantidade elevada de vitamina K, é antioxidante e rica em vitaminas e minerais.

A fruta vai bem em pedaços, na forma de suco, misturada com gengibre e chá verde para melhorar o metabolismo, entre outros.

Confira também:  Sucos detox: receitas de sucos detox para emagrecer rápido

10. Pera

Um dos grandes benefícios da pera para quem quer emagrecer se alimentando bem e de forma saudável é que o açúcar natural presente na fruta tira a vontade de comer doces.

Além disso, ela fornece até 17% da quantidade diária necessária de fibras, sendo que a maior parte se concentra na casca. Saborosa e de fácil acesso, a pera é rica em água e pobre em calorias.

Equilíbrio

É importante ressaltar que o sucesso do emagrecimento é resultado da combinação de diversos fatores, como bons hábitos alimentares associados à prática regular de exercícios físicos e à saúde do indivíduo.

Além disso, é essencial consultar um médico ou especialista, que poderá orientar quais são os melhores alimentos para cada indivíduo e aconselhar no que for necessário.