Simples mudanças de hábitos que podem melhorar a qualidade de vida

Pequenas atitudes diárias são capazes de promover grandes transformações

Qualidade de vida e bem-estar estão entre as principais metas a serem alcançadas pelas pessoas. Ambos têm conceitos complexos e isso, muitas vezes, dificulta mudanças efetivas. Viver no conforto e ter uma boa condição financeira fazem parte, mas não é tudo.

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Entenda as diferenças

Uma pessoa que tem qualidade de vida é aquela que consegue manter bons hábitos de saúde, relacionamento, tem objetivos próprios, trabalha para alcançar seus desejos, tem opinião própria, independência, vive sua crença com liberdade, convive em sociedade, além de manter os aspectos básicos para sua sobrevivência e desenvolvimento humano.
Bem-estar remete a uma avaliação da vida no momento, como o indivíduo está se relacionando, quais são seus hábitos particulares, como controla o estresse, se pratica atividade física, entre outros. É estar bem física, mental, moral e espiritualmente.

Vida em equilíbrio

Não é possível desenvolver uma boa qualidade de vida sem bem-estar, por isso esse é um dos aspectos mais importantes a serem levados em consideração a partir do momento em que se decide investir em mudanças para alcançar uma vida mais equilibrada.

Com isso, é essencial pensar em bem-estar nas diversas situações do dia a dia, como trabalho, escola, com a família, em casa, com os amigos e na vida social, por exemplo.

Ações diárias

Simples mudanças de hábitos podem ser colocadas em prática no cotidiano para transformar a vida para melhor, além de garantir mais saúde física e mental, mais disposição e evitar problemas diversos no futuro.

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Toda mudança para melhor é válida. Está em dúvidas sobre por onde começar? Confira pequenos hábitos que podem ser colocados em prática já.

Ame mais

Acrescente mais amor à sua vida. Procure se cercar de pessoas que te façam bem e afaste-se das tóxicas. Desenvolva relações mais saudáveis, tanto amorosas quanto de amizade e no trabalho. Caso tenha dificuldades busque ajuda de alguém, como a de um especialista.

Neste contexto, tire um tempo do seu dia para fazer algo que goste. Que tal um passeio no parque, um exercício novo ou uma leitura agradável que está parada há tempos? Essa pausa proporciona mais disposição e aumenta o autoconhecimento.

Beba bastante água

Parece clichê, mas ingerir a quantidade de água recomendada por dia (pelo menos dois litros) é um dos pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença na saúde.

Manter o corpo bem hidratado ajuda a ter mais disposição, evita problemas de saúde no futuro e faz com que o intestino funcione como um reloginho.

Cuide da sua saúde mental

Nem todos cuidam tão bem da saúde mental quanto cuidam da física. Mas uma é tão presente e importante quanto a outra e ambas merecem a devida atenção.

Alguns dos caminhos para fortalecer a saúde mental e fugir da rotina e do estresse são: procurar manter bons relacionamentos, ser ativo e trabalhar em projetos próprios. Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional caso sinta necessidade.

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Desconecte-se

Nos dias atuais estar conectado o tempo todo é mais que natural. Não é todo mundo que vive essa realidade, mas boa parte das pessoas está sempre colada no celular, seja checando as atualizações das redes sociais ou até mesmo compartilhando seu dia a dia. E, pior, invejando a vida alheia e se chateando com a própria vida.

Tente deixar o celular no silencioso e fazer uma refeição com tranquilidade. Aproveite o tempo livre para um bate-papo descontraído com um amigo. Que tal meditar por uns instantes? Pode ser bem relaxante.

Durma bem

Uma boa noite de sono é fundamental para descansar e renovar as energias para o dia seguinte. Dormir pouco pode causar desequilíbrio no metabolismo, além de problemas como irritabilidade, insônia e cansaço.

Em longo prazo pode trazer grandes complicações, como ansiedade, falhas na memória, pressão alta e dificuldades para emagrecer. Para quem não consegue dormir direito, mas deseja colocar o sono em dia, a recomendação é procurar a orientação de um especialista.

Faça exercício físico

Praticar exercícios físicos de forma rotineira é uma das mudanças mais importantes na busca pelo bem-estar e melhora da qualidade de vida.

Além de fazer bem para a saúde, aperfeiçoar a estética e aumentar a resistência do corpo, fazer atividades físicas elimina toxinas, previne doenças, estimula o metabolismo e melhora significativamente a qualidade do sono.

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Como começar? Use mais as escadas e deixe os elevadores de lado. No shopping, prefira as escadas comuns ao invés das rolantes. Convide um amigo e caminhem juntos no parque ou andem de bicicleta. Viu como é fácil?

Alimente-se bem

Para manter uma boa saúde, ter longevidade e garantir bem-estar é preciso ter uma alimentação saudável. Levar à mesa opções balanceadas, ricas em nutrientes e sem excessos de gordura e açúcar proporciona mais energia e disposição no dia a dia.

Meta de vida

Ter dinheiro, conforto e regalias nem sempre significa que a pessoa tem boa qualidade de vida e bem-estar. Desenvolver e manter essas condições exige uma decisão pessoal, manutenção constante e balanço dos fatores que envolvem a vida em cada fase.

Contar com ajuda profissional para encontrar equilíbrio pode ser bem relevante na conquista do bem-estar e, consequentemente, da qualidade de vida que se espera.

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