Saúde bucal: a importância dos cuidados dentais e da boca

Muito além da questão estética, manter uma boa higiene oral é essencial para prevenir problemas graves no organismo.

Cuidar bem da saúde bucal é mais importante do que muitas pessoas pensam. Não é apenas uma questão estética, mas sim de saúde. A má higiene oral pode causar diversos problemas.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

A proliferação de fungos e bactérias é capaz de gerar uma série de danos e doenças, como gengivite (estágio inicial da inflamação da gengiva), cáries, inflamações, periodontite (doença gengival crônica), risco cardiovascular aumentado, parto prematuro em gestantes e até mesmo complicações do diabetes.

Sorriso saudável

 

Uma das portas de entrada mais importantes do corpo é a cavidade bucal. Por isso, é fundamental cuidar bem dela.
Além de uma boa escovação, deixar o sorriso sempre saudável envolve diversos cuidados. Confira os principais e aprenda como manter a saúde da boca em dia.

Boa higiene bucal

 

Os fatores indicativos básicos de uma boa higiene oral são: manter os dentes livres de restos de alimentos, sem fraturas ou sensibilidade, não ter mau hálito e não apresentar sangramento na gengiva. Mas como alcançar este resultado?

Escove os dentes após as refeições:

A quantidade de escovações diárias é relevante. Os dentes devem ser higienizados pelo menos três vezes ao dia, sempre após as refeições principais.

Não se esqueça da língua, sua higienização é muito importante. Deve ser feita com movimento do fundo para a ponta e nunca ao contrário.

Desta forma, previne-se a formação de placa bacteriana, o que pode causar cárie e gengivite, por exemplo.

Use fio dental diariamente:

Muitas vezes negligenciado, o fio dental é um grande aliado no combate às bactérias. Ele ajuda a remover a placa bacteriana localizada entre os dentes e próxima à gengiva, local onde a escova não consegue alcançar.

Por isso, coloque o fio dental em ação logo depois de escovar os dentes. Complemente com enxaguante bucal, se for indicado pelo dentista.

Utilize creme dental com flúor:

O creme dental com flúor auxilia na limpeza dos dentes e ajuda a prevenir diversos problemas, como placa, tártaro, mau hálito, cárie e gengivite. E, ainda, ajudam a proteger e fortalecer os dentes.

Fique longe de cremes dentais que prometem diversos resultados ao mesmo tempo e escolha os que são pouco abrasivos.

Escova de dente adequada:

Para manter uma boa escovação em todos os dentes, inclusive nos que ficam no fundo da boca, a escova adequada deve ter alguns requisitos, como cabo reto, cerdas macias e cabeça pequena.

Visitas regulares ao dentista

 

Inchaço, dor e sangramento da gengiva, mau hálito e falta de dentes são alguns sinais de que a saúde da boca não está boa e é hora de consultar um bom profissional.
Mas não deixe para marcar visita ao dentista apenas nesses momentos. “Prevenir é melhor que remediar”, já dizia o ditado. Consulte um especialista a cada seis meses para analisar a saúde bucal, fazer uma limpeza mais profunda, renovar as dicas de escovação e conferir se algo novo surgiu.
O diagnóstico precoce eleva as chances de um tratamento mais simples, barato e menos invasivo, além de ajudar na manutenção de uma boa qualidade de vida. E não existe idade ideal para iniciar as visitas ao consultório odontológico. Quanto mais cedo melhor!

Plano odontológico

 

Ter um plano odontológico pode contribuir com as idas regulares ao dentista, pois fica mais fácil criar o hábito de visitar o profissional a cada seis meses, conforme é indicado.

Além disso, ter um plano de prevenção odontológica garante proteção em caso de qualquer eventualidade, uma vez que os problemas bucais serão diagnosticados logo no início. Assim, o tratamento poderá ser mais simples e menos dolorido.

Evite os cigarros

 

Os cigarros causam diversos malefícios à saúde. Além de aumentar os riscos de câncer de pulmão, o mau hábito também pode ocasionar problemas como câncer de boca, doença periodontal, pigmentação dos dentes e mau hálito.

Bons hábitos alimentares

 

Manter uma alimentação equilibrada e nutritiva pode ajudar a manter a saúde bucal em dia. Sendo assim, evite o consumo de alimentos ricos em açúcar adicionado, corantes e alto nível de acidez.

Esses tipos de produtos contribuem para o aparecimento de problemas dentários, como cáries, infecções e manchas.
Para conservar os dentes fortes e resistentes, invista em fontes de cálcio e fósforo, como frutas e verduras. Já o consumo de alimentos ricos em fibras colabora na limpeza do organismo e estimula a produção de saliva.

Cuidados da saúde bucal

 

Os cuidados diários com a saúde bucal são fundamentais e a prevenção é a melhor maneira de evitar problemas mais graves.
Sendo assim, não deixe a preguiça dominar ou que apareçam outras desculpas. Leve sempre na bolsa ou na mochila um kit básico para cuidar da higiene bucal onde quer que você esteja. E consulte periodicamente um dentista. Simples hábitos fazem toda a diferença!

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.