Beber água: os benefícios da hidratação para o organismo

A água é fundamental para todos os processos metabólicos do organismo, ou seja, o corpo não funciona sem ele

Tanto na saúde quanto na beleza, os diversos benefícios de se manter a hidratação em dia são indiscutíveis.

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Porém, com a correria do cotidiano, muitos se esquecem de tomar a quantidade adequada para manter a saúde em dia.

Mas é importante estar atento! O nosso corpo é composto por cerca de 60% de água, sendo determinante para as funções vitais do organismo.

Acompanhe os benefícios incríveis que a água nos proporciona e encha já sua garrafinha.

Colabora no processo de emagrecimento

Manter um copo de água sempre por perto pode ser uma boa estratégia para quem quer eliminar peso extra.

Ao invés de abrir um refrigerante ou outra bebida açucarada qualquer, que tal substituir por um copo de água?

O líquido colabora na limpeza do organismo: toxinas e resíduos metabólicos são eliminados de forma mais rápida.

Beber água também garante a queima calórica, pois o corpo tem que trabalhar mais para processar o líquido e, se tiver gelada, a queima é ainda mais significativa.

Faz bem para a pele

Muitas são as vantagens que a água tem sobre o corpo humano. Uma delas é que o líquido garante a boa aparência, pois órgãos e células vão trabalhar bem e manter o equilíbrio hormonal.

O líquido também tem a capacidade de melhorar a circulação sanguínea, reduzindo, assim, o aparecimento e a intensidade das marcas na pele, como a celulite.

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Pele hidratada é sinônimo de vitalidade e a água é a principal fonte de hidratação para o corpo, tornando as rugas menos aparentes e a pele mais firme e bonita. Além da pele, a água hidrata também as unhas e os cabelos.

Um dos maiores responsáveis pela retenção de líquido é o sódio. Sendo assim, ingerir água durante o dia dificulta que o corpo retenha esse eletrólito e outras substâncias.

Incorpora e transporta nutrientes e oxigênio

A água é a grande responsável pela absorção e transporte dos nutrientes do organismo. Ela leva a glicose até as células por meio da corrente sanguínea, disseminando esse e outros nutrientes para que possam exercer suas funções.

Seu consumo colabora na conversão do alimento em energia e também protege os órgãos vitais.

Limpa o organismo

Beber água é extremamente benéfico ao organismo. Ela auxilia na prevenção de diversas doenças, como as do trato urinário, pois ajuda a expelir as toxinas através da urina.

Ela também coopera na formação e hidratação do bolo fecal, impedindo problemas como a constipação intestinal.

Regula a temperatura corporal

Nos dias de calor intenso, o suor dificulta o superaquecimento do corpo.

A água tomada com frequência hidrata e ajuda a manter o equilíbrio da temperatura corporal.

Quantidade ideal por dia

Mas quanto de água tomar diariamente para usufruir de todos os benefícios que ela proporciona e manter a saúde?

Especialistas da área médica sempre recomendam o mínimo de dois litros por dia.

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Mas, se quer saber a quantidade ideal para você, de acordo com o seu peso, basta fazer uma conta simples.

Em uma calculadora, multiplique o seu peso por 0,03. Assim, saberá com precisão o tanto de água que deve ingerir para o bom funcionamento do seu corpo.

Mas, lembre-se, mantenha as consultas com o médico ou nutricionista em dia e peça orientações sobre a quantidade ideal de acordo com o seu organismo.

Não se esqueça de tomar água

Você não toma a quantidade adequada de água por dia e não sabe como mudar esse mau hábito? Não se preocupe! Confira algumas dicas e fique em dia com a sua hidratação.

Quem tem dificuldades ou resistência em tomar água, uma boa ajuda pode ser o uso de alimentos abundantes do líquido.

Acrescente frutas (como abacaxi, pera, uva, maçã e melancia), verduras e legumes, além de sucos de frutas naturais, à sua dieta. Esta é uma forma de consumir mais água sem perceber.

O chá também é uma boa alternativa para desenvolver o hábito de consumir mais água. Tente tomar sem açúcar.

Uma sugestão valiosa é programar um alarme no celular, no computador ou no relógio para lembrar que está na hora de tomar um copo de água.

É importante deixar uma garrafinha de água em um local bem visível e de fácil acesso, como na mochila, no carro, na mesa do trabalho ou mesa de cabeceira, por exemplo.

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Assim, logo você perceberá que, aos poucos, o hábito de beber água já estará inserido em sua rotina sem grandes dificuldades.