A caminhada proporciona benefícios incríveis à saúde

Simples, eficiente e democrática, a atividade é excelente alternativa para quem quer sair do sedentarismo.

A caminhada, se realizada por pelo menos duas horas e meia por semana – aliada a outros hábitos saudáveis, como boa alimentação – proporciona benefícios incríveis para a saúde física e mental.

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Confira as vantagens da caminhada e comece a praticar! Seu corpo e sua mente vão agradecer.

1. Benefícios da caminhada

Se realizado por pelo menos duas horas e meia por semana – aliado a outros hábitos saudáveis, como boa alimentação – o exercício aeróbico proporciona benefícios incríveis para a física e mental.

Confira as vantagens da caminhada e comece a praticar! Seu corpo e sua mente vão agradecer.

2. Ajuda a emagrecer

Talvez este seja o benefício mais famoso da caminhada. Muitas pessoas começam a praticar a atividade para eliminar alguns quilinhos na balança. E não é por menos, em apenas uma hora de caminhada é possível queimar até 500 calorias.

Para alcançar este objetivo dê passos rápidos, de forma que a respiração fique acelerada e não seja possível conversar; balance os braços com vigor enquanto caminha, pois ajuda a melhorar a circulação do sangue; além disso, contraia os músculos da barriga para manter a postura correta.

3. Controla o Diabetes

Caminhar ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que previne complicações diversas como lesões nos rins, olhos, nervos, vasos sanguíneos e coração.

Para manter a diabetes controlada, é indicado praticar exercício físico regularmente, cerca de três vezes por semana, e alimentar-se adequadamente antes da atividade. É importante seguir recomendações médicas para uma prática mais segura e eficaz.

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4. Melhora o sono

Quem pratica atividade física regularmente adormece com maior facilidade e tem um sono mais profundo e reparador. Isso ocorre porque caminhar aumenta os níveis de serotonina – o hormônio da felicidade – que relaxa o corpo.

5. Ossos mais resistentes

A caminhada colabora no aumento da densidade óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais fortes e resistentes. O exercício físico também proporciona melhoras no equilíbrio e na coordenação motora, o que reduz o risco de quedas e, consequentemente, de fraturas.

6. Auxilia no combate à depressão

Pessoas com depressão podem se beneficiar com a caminhada, pois a atividade libera endorfina – hormônio responsável pela alegria e bem-estar. Além disso, o exercício físico pode inspirar quem sofre com a doença a ter uma vida mais ativa.

Para usufruir dos benefícios da atividade, bastam 30 minutos de caminhada, três vezes por semana. Se possível, saia ao ar livre, respire ar puro!

7. Sociabiliza

Convide pessoas próximas, como amigos e familiares, para caminhar junto com você. Além de incentivar outros a também terem hábitos saudáveis, a distração de uma boa conversa ‘limpa’ a mente e ajuda a passar o tempo.

8. Faz bem durante a gestação

Um dos exercícios mais indicados durante a fase de gestação é a caminhada, pois é simples, não sobrecarrega os joelhos, melhora o sono da gestante e ajuda a relaxar.

Com diferentes níveis de esforço, a atividade pode ser praticada durante toda a gravidez e ajuda a amenizar alguns sintomas desconfortáveis dessa fase, como pressão alta, ganho de peso em excesso e inchaço dos pés, por exemplo.

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Mas, é necessário salientar que o acompanhamento do médico obstetra na hora de decidir começar a caminhar é fundamental.

9. Cuidados

Antes de começar a fazer caminhadas diárias é necessário tomar alguns cuidados para o que o exercício seja mais seguro e agradável. A recomendação mais importante é fazer uma avaliação médica para conhecer suas condições físicas. Se julgar necessário, consulte também um educador físico para orientações mais específicas.

Para evitar lesões, a dica é fazer um aquecimento e alongamento leves para deixar o corpo mais relaxado, ativar a circulação, prevenir cãibras e alcançar de forma mais eficaz os resultados desejados. Porém, respeite sempre suas limitações.

Recomendações

Faça uma boa alimentação antes e depois das caminhadas, escolha opções leves e saudáveis; use tênis e roupas leves e confortáveis; se proteja com filtro solar, óculos de sol e chapéu ou boné; comece a atividade devagar para uma eficiente graduação; evite caminhar com calor ou frio em excesso, pois isso prejudica o condicionamento; por fim, prefira locais planos, de preferência arborizados e específicos para caminhada