Chá: os benefícios do consumo de chá para a saúde

A infusão de um chá sempre foi reconhecido como um ritual. Isso porque para cada tipo, há um modo de preparo. Influencias como o tempo de fervimento, temperatura e quantidade podem fazer a diferença na sua preparação. Existem chás que são servidos mais quentes, outros mais fortes e alguns até mesmo suave. Isso tudo varia de acordo com as ervas usadas ou combinação.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

A forma de servi-lo também pode ser considerado um ritual. A sua colocação em um bule e as pequenas xícaras fazem parte do processo. Não devemos esquecer também que o chá une pessoas, seja em uma sala ou entorno de uma mesa. Estes rituais transcendem gerações e são mantidos até hoje.

O chá pode ser utilizado para diferentes finalidades, havendo uma grande variedade e combinações. Por esta razão é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Sabendo disso, aproveite para ler também nosso artigo sobre “Como a Alimentação pode Melhorar a Qualidade de Vida!

Benefícios

Para uma maior compreensão do quão interessante é o chá. Relacionamos abaixo 7 benefícios resultantes do seu consumo.

1 – Diurético

Boa parte do peso do corpo, na maioria é retenção de líquidos. A ingestão do chá de hibisco por exemplo, possui ação diurética. Sua função é eliminar o excesso de líquido através da urina. O chá de gengibre ou canela auxiliam no metabolismo, por serem termogênicos. Confira também nosso artigo sobre como beber água faz bem à saúde.

Confira também:  Alimentos que ajudam a perder peso e a balancear a saúde

OBS: É preciso ter cuidado com o consumo excessivo do hibisco. A sua ingestão em excesso pode causar intoxicação.

2 – Antienvelhecimento

Ricos em nutrientes e vitaminas, os chás também contribuem contra o envelhecimento. O chá branco, por exemplo, é uma excelente opção para quem deseja manter uma aparência mais jovial. Isso porque o chá branco ajuda a eliminar os radicais livres, que causam o envelhecimento, do nosso corpo.

3 – Equilíbrio da pressão

Alguns chás são benéficos para o equilíbrio da pressão. Existem opções que ajudam no aumento da pressão e outras que contribuem para baixar. Uma excelente dica para quem sofre de hipertensão e procura por opções mais saudáveis para o dia a dia.

OBS: É preciso notar que alguns chás são ricos em cafeína. Por esta razão podem não ser indicados para algumas pessoas.

É necessário orientação médica antes de consumir qualquer tipo de chá.

4 – Diminuição dos problemas cardíacos

Estudos apontam que o consumo diário de pelo menos três xícaras de chá, pode ajudar na prevenção de problemas cardíacos. Isso porque alguns tipos contêm antioxidantes. Estudos também indicam que certos chás contribuem contra a arteriosclerose.

5 – Reduz o estresse

Com a correria do dia a dia, algumas xícaras de chás podem auxiliar na diminuição do estresse. As melhores indicações para estes casos são o chá de erva-cidreira e camomila.

Confira também:  Vitamina C: conheça a sua importância para a saúde e o organismo
6 – Melhora o sistema imunológico

Existem chás que contribuem para sistema imunológico do corpo humano. Vários estudos indicam que o seu consumo, bem como o chá verde, tem alta eficácia neste campo.

7 – Contribui para prevenção do câncer

Os chás podem ser um forte aliado no tratamento e prevenção do câncer. Neste caso é indispensável o acompanhamento médico afim de compreender melhor o assunto.

Quais chás consumir diariamente?

Confira a seguir algumas opções interessantes, que trazem benefícios para o dia a dia:

  • Chá de camomila com laranja

O chá de camomila com laranja além de acalmar, é ideal quem deseja ter uma noite de sono tranquila. É indicado beber quente, a noite, um pouco antes de ir dormir.

  • Chá de gengibre

Muito são os benefícios derivados da ingestão de chás e alguns deles podem ser encontrados no de gengibre. Uma ótima opção para afastar gripes e fortalecer o sistema imunológico.

Por ser termogênico e acelerar o metabolismo, o chá de gengibre contribui para o emagrecimento. É recomendado que o seu consumo seja feito pela manhã, em jejum, ou a noite antes de ir dormir.

  • Chá de hortelã

Uma das melhores opções para depois das refeições, é o chá de hortelã. Um saboroso e importante antioxidante. Ele atua contribuindo na eliminação muitas das toxinas existentes em nosso organismo. Além disso estimula um melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos nas refeições.

Confira também:  Sucos detox: saborosos e nutritivos, auxiliam no emagrecimento

O chá de hortelã possui também importantes propriedades digestivas.

Gostou das dicas e informações sobre os benefícios dos chás para o corpo?

*Não se esqueça! Antes de incluir qualquer chá a sua dieta, consulte um médico.

Confira também nosso artigo falando Porque Beber Água faz Bem à Saúde!