Diabetes controlada: descubra como mantê-la sob controle

Apesar de a diabetes ser uma doença influenciada pela genética, alguns hábitos como se exercitar e manter o peso ideal podem ajudar a controlar o problema

Manter a Diabetes controlada não é fácil. Sobretudo porque ser uma doença crônica cada vez mais presente na sociedade. Sua prevalência cresce bastante com a idade e pode atingir ambos os sexos e pessoas de todas as faixas etárias.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

A doença se caracteriza pela alta dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e a falta de capacidade do organismo em transformar toda a glicose oriunda dos alimentos.

Valores de referência

Para considerar a glicose em jejum normal, o valor de referência é inferior a 99 mg/dl; pré-diabetes fica entre 100 e 125 mg/dl; e para diabetes o valor é superior a 126 mg/dl em dois dias diferentes.

É importante ressaltar que as quantias de açúcar no sangue variam ao longo do dia. Por isso é que se fala em limites mínimos e máximos.

Tipos de diabetes

Há várias manifestações da doença, que aparecem em períodos diferentes da vida das pessoas: diabetes tipo 1, tipo 2, pré-diabetes e diabetes gestacional.

O que é ter a diabetes controlada?

A diabetes está controlada quando os níveis de açúcar no sangue estão dentro dos parâmetros definidos pelos especialistas.

O médico é quem definirá quais os valores de glicemia que o paciente deve ter em jejum e após as refeições. A avaliação será realizada conforme fatores como idade, estilo de vida, atividade física e existência de outras doenças.

Como controlar

Pessoas com diabetes podem desenvolver uma série de complicações de saúde. Sendo assim, é essencial aplicar medidas de prevenção para evitar problemas mais graves.

Confira também:  8 hábitos para conquistar uma vida saudável

Confira algumas sugestões de como manter a diabetes controlada, relativamente fáceis de seguir no dia a dia, e tenha mais qualidade de vida.

Consulte o dentista regularmente

A boca pode ser fonte de grandes riscos para pessoas que têm diabetes. Por isso, não apenas o médico é capaz te ajudar no controle da doença. O dentista também pode ser um grande aliado nos cuidados com a sua saúde.

O ideal é que o seu médico e dentista se comuniquem e compartilhem informações para que você receba o melhor tratamento possível.

Cuide bem dos pés

Manter o autocuidado com os pés pode fazer toda a diferença, pois a diabetes pode causar insensibilidade nas extremidades.

Além disso, com altos níveis de açúcar no sangue o organismo perde a capacidade de combater uma eventual infecção e de cicatrizar um machucado. Assim, um ferimento no pé de uma pessoa portadora de diabetes pode acarretar em um problema grave.

A dica para quem tem diabetes é verificar todos os dias se a pele dos pés está íntegra, além de manter os pés limpos, usar calçados confortáveis, nunca ficar descalço e tratar os ferimentos imediatamente.

Se notar qualquer alteração nos pés, procure imediatamente o médico ou profissional especializado.

Elimine o açúcar de vez!

Diabetes ocorre quando o pâncreas não produz uma quantia de insulina apropriada para o organismo, elevando, assim, a glicose.

Confira também:  Plano de saúde: diferenças entre convênio particular e saúde pública

Desta maneira, quem tem a doença precisa eliminar o açúcar da dieta para manter a diabetes controlada.

Se a pessoa diabética resolver comer um doce, ela deve diminuir a ingestão de outras formas de carboidratos para manter o equilíbrio. Mas é importante sempre contar com orientação médica.

Faça exercícios físicos

Praticar exercícios físicos faz bem para todos, mas pode fazer uma grande diferença no bem-estar e na qualidade de vida de uma pessoa que tem diabetes.

É importante ressaltar que antes de começar uma rotina de exercícios é preciso fazer uma avaliação médica, pois as pessoas diabéticas têm mais propensão em desenvolver doenças cardíacas.

Depois de avaliado, basta escolher a atividade que mais te agrada e começar a se mexer.

Fracione as refeições

Quem tem diabetes deve manter o hábito de fracionar as refeições, se possível de 5 a 6 vezes por dia.

O ideal é contar com a orientação do médico ou de um nutricionista para estipular um plano alimentar. Assim, as porções poderão ser mais adequadas e atrativas.

Vida saudável

Mesmo com a diabetes é possível, sim, ter uma vida saudável. Para isso, é necessário colocar em prática o quanto antes medidas e hábitos que ajudarão a controlar a doença.

Sobretudo, o mais importante, o médico deve ser consultado com frequência.

Diabetes controlada é possível e só trará benefícios para que você viva uma vida feliz e com mais saúde. Cuide-se! Para saber bem mais sobre como controlar e/ou prevenir a doença, consulte um médico. Contudo, somente um especialista poderá orientar você da forma mais correta possível.