Emagrecer: como trabalhar a mente para emagrecer

Mesmo que a maioria das pessoas não relacione a própria mente com a perda de peso, há uma forte ligação entre os dois

Quando uma pessoa resolve emagrecer, logo começa a prestar mais atenção na quantidade de calorias ingeridas diariamente e no quanto está se exercitando. No entanto, o primeiro passo para obter bons resultados, é trabalhar a mente para emagrecer. A mente, acima de tudo precisa estar sadia. Contudo, estando com a cabeça legal, é possível dar partida ao processo de emagrecimento.

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Estas atitudes são essenciais para emagrecer com saúde, sem abrir mão da qualidade de vida. Sobretudo quanto aos cuidados da mente, que é um fator de extrema importância que, em geral, é deixada de lado.

Associações com comida

Ao longo dos anos, a nossa mente é programada para fazer diversas coisas. Uma delas é associar comida com certos momentos, eventos ou atividades.

Existem muitas situações que exemplificam: há grandes chances de os participantes de uma reunião de trabalho acabar beliscando algo na mesa do café mesmo sem fome, apenas pelo alimento estar disponível.

O mesmo ocorre em festas que, na maior parte das vezes, são associadas à comida ou bebida.

Um clichê é comer muito (geralmente alimentos inadequados, gordurosos e cheios de calorias vazias) após uma grande preocupação, decepção amorosa ou perda de emprego.

Como mudar a mente?

Mesmo que você tenha se identificado com alguma das situações citadas, não se desespere!

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A boa notícia é que há técnicas simples e fáceis de efetivar no dia-a-dia que podem ser usadas para treinar sua mente para quebrar as associações de comida com emoções, eventos e atividades.

Confira dicas incríveis que ajudarão a mudar sua mentalidade e a tornar o seu processo de perda de peso mais simples e com resultados satisfatórios.

Repense seus objetivos

Saber o resultado que se quer alcançar é essencial para obter sucesso no processo de emagrecimento. Porém, os objetivos precisam ser claros, condizentes com a realidade para você não se frustrar nem colocar a saúde em risco.

Além disso, eliminar os quilos extras pode ser um resultado, mas não deve ser um objetivo.

Busque mudanças de hábitos, ter uma melhor rotina de vida, alimentar de maneira mais saudável, ser uma pessoa mais leve. Atitudes deste tipo o levarão à perda de peso como consequência.

Se emagrecer for seu único objetivo, assim que alcançá-lo você poderá deixar de lado as mudanças que realizou, perderá a motivação e será mais uma vítima do famoso efeito sanfona.

Dê tempo ao tempo

Paciência é uma das grandes virtudes da vida e ela é fundamental em um processo de emagrecimento feito de forma saudável e sustentável.

Não invente prazos irreais e metas malucas que só trarão ansiedade e frustração. Viva um dia de cada vez.

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Pensamento positivo

Nada melhor para uma pessoa que está em busca de um corpo mais magro e saudável do que pensar de forma positiva e se cercar de amigos que tenham o mesmo comportamento.

Um ambiente estimulante, encorajador e emocionalmente benéfico te ajudará a investir mais em si mesmo.

Planeje-se

Um dos fatores para se conseguir alcançar sucesso nessa batalha é ter um planejamento eficaz.

Programe com antecedência refeições saudáveis e a rotina de exercícios. Se você tiver um plano detalhado, os resultados virão de maneira natural.

Uma dica preciosa é preparar frutas secas, vegetais ou barrinhas saudáveis e levar na bolsa, deixar dentro do carro ou na mesa de trabalho. Assim é mais fácil manter as tentações bem afastadas.

Já em casa, você pode dar uma geral na despensa e eliminar tudo que for considerado porcaria. Jogue no lixo mesmo, sem dó! Se não é bom para você, não é bom para ninguém.

Com o passar do tempo, não mantendo alimentos ruins em casa, você nem vai lembrar-se de buscar por eles no supermercado. Seu corpo e bolso agradecem.

Faça um diário alimentar

Se você anotar tudo o que ingere durante o dia, terá uma noção mais clara do que anda comendo, de seus hábitos alimentares e, ainda, as razões pelas quais come.

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Certamente descobrirá que, em certas ocasiões, se alimenta mesmo sem estar com fome, apenas por conta de hábitos ou emoções.

Controle o tamanho das porções

Servir uma refeição em um prato grande nos leva a comer uma quantidade maior de comida.

Sempre que for a um restaurante por quilo, observe o tamanho exagerado dos pratos disponíveis.

Mantenha o foco – seja em casa ou no restaurante – e aprenda a controlar suas porções. Isso pode ajudar, e muito, a diminuir a quantidade de comida e de calorias que você vai ingerir.

Saúde em primeiro lugar!

Faça da saúde sua prioridade. Trabalhar a mente para emagrecer requer simples mudanças de atitudes e hábitos. Sobretudo, a maioria das pessoas não se dá conta disso.

Manter a mente saudável pode fazer uma grande diferença nos resultados que você vai obter.

Contar com a orientação de profissionais especializados – como médico, nutricionista ou psicólogo – também é importante para que você alcance o sucesso desejado e emagreça com saúde.

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