Frutas que ajudam a emagrecer: saiba quais são as principais

Elas aceleram o metabolismo, promovem sensação de saciedade e colaboram com a perda de peso de maneira saudável

Frutas que ajudam a emagrecer: Pessoas que buscam emagrecer de forma rápida, com segurança e saúde devem incluir as frutas diariamente na alimentação, como complemento de um cardápio balanceado.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Elas são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Mas, é importante sempre variar o tipo de fruta para poder maximizar a absorção dos diferentes nutrientes essenciais.

Frutas que ajudam a emagrecer

Sobretudo, tem algumas que são especialmente indicadas para pessoas que querem emagrecer. Confira quais são as principais e aproveite todos os benefícios que as frutas podem proporcionar.

Abacate

Fonte de gorduras saudáveis, o abacate pode substituir muitos alimentos que não têm gorduras tão boas assim, favorecendo a perda de peso e ajudando a manter o bom funcionamento do organismo.

A fruta é rica em vitamina C, que contribui para prevenir o envelhecimento precoce.

Apesar de bastante benéfica, o consumo de abacate deve ser moderado, pois 100 gramas da fruta contêm 160 calorias.

Abacaxi

O abacaxi é um ótimo aliado na perda de peso, pois é rico em água, vitamina C e tem efeito diurético. A fruta combate a retenção de líquidos e ajuda a deixar a cintura mais fina.

Também é pouco calórica, são apenas 52 calorias em 100 gramas da fruta.

É bem versátil, pode ser servido ao natural, em sucos ou assado no forno com canela em pó.

Confira também:  Efeito sanfona: dicas para evitar engordar após emagrecer

Banana

A banana é fonte de triptofano, que inibe a vontade de comer doces e sacia a fome. Se consumida antes da prática de atividades físicas, também diminui o risco de cãibras, uma vez que é rica em potássio.

O número de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. Uma unidade da fruta pode conter entre 87 e 120 calorias.

Como é um carboidrato, a banana não deve ser consumida em excesso para não causar o efeito contrário.

Kiwi

Capacidade de saciar o apetite, combater a prisão de ventre e causar efeito diurético estão entre os benefícios do kiwi.

A fruta, que é rica em vitamina C, tem apenas 46 calorias em uma porção de 100 gramas.

Limão

Com apenas 22 calorias por unidade, o limão é diurético e rico em vitamina C.

Além disso, a fruta é um poderoso antioxidante, bastante eficiente para ajudar a desintoxicar o organismo.

Um corpo cheio de toxinas retém líquidos, o que desenvolve o aspecto de sobrepeso. Além disso, a intoxicação atinge o sistema linfático que, por sua vez, passa a funcionar com limitações e isso atrapalha o processo natural de perda de peso.

Maçã

A maçã é uma fruta muito saudável que proporciona diversos nutrientes para o organismo.

Ela colabora efetivamente no processo de emagrecimento, pois é rica em antioxidantes, ajuda na digestão e regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos.

Confira também:  Sopas para emagrecer: descubra quais são as ideais para perder peso

Comer pelo menos uma maçã por dia traz diversos benefícios para a saúde. Uma porção de 100 gramas contém apenas 52 calorias.

Mamão

Diurético e fonte de fibras, o mamão colabora com o bom funcionamento do intestino e diminui a sensação de barriga inchada.

O consumo da fruta também é excelente para aliviar os sintomas da gastrite. Cada 100 gramas de mamão possui 85 calorias.

Melancia

 A maior parte da melancia é composta por água, tornando a fruta bastante diurética e pouco calórica: são apenas 24 calorias em uma porção de 100 gramas.

Melancia também auxilia a regular os níveis de açúcar no sangue e abaixa a pressão, além de ser saborosa e refrescante. Contudo, a melancia é uma das melhores frutas que ajudam a emagrecer.

Morango

A fruta ajuda no processo de perda de peso, pois contém calorias negativas, ou seja, possui menos calorias do que gasta para ser digerida. Uma porção de 100 gramas conta com 45 calorias.

Rica em ferro e vitamina C, o morango é um considerado um anti-inflamatório natural, importante para o emagrecimento.

Pera

Uma unidade da fruta tem 85 calorias. A pera colabora com o processo de emagrecimento por ser rica em fibras – que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome.

A fruta ainda auxilia a regular os níveis de colesterol no sangue.

Tangerina

Fonte de água e fibras, que ajudam a controlar a glicemia, a tangerina também é pouco calórica. Cada 100 gramas da fruta possui 38 calorias.

Confira também:  Alimentos que ajudam a perder peso e a balancear a saúde

Ela é rica em vitamina C, que colabora na absorção de ferro no intestino e fortalece a imunidade.

Consumo moderado

As frutas devem fazer parte da alimentação diária. Entretanto, o consumo deve ser moderado, pois o açúcar presente neste tipo de alimento pode engordar. Sobretudo, pode fazer mal à sua saúde, incluindo causar e/ou agravar o diabetes. Por isso é importante moderar no consumo de frutas, mesmo que sejam cítricas.

Contudo, para evitar problemas é importante contar sempre com a orientação personalizada de um nutricionista. Este poderá orientar sobre quais frutas são mais indicadas para você. Uma orientação médica é essencial para quem deseja emagrecer ou iniciar uma dieta. Somente um especialista poderá indicar o melhor horário do dia para consumir frutas e quais são ideais para o seu organismo.