Operadoras de plano de saúde: O que são e o que fazem

Conhecidas como operadoras de plano de saúde, elas são seguradoras de saúde. As operadoras oferecem cobertura a serviços médicos e hospitalares aos seus usuários. Na maioria dos casos, a operadora pode cobrir os custos de exames, tratamentos, cirurgias e internações. Atualmente é bastante comum planos co-participativos, em que o usuário paga uma porcentagem do que foi gasto com procedimentos médicos.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

A maioria das pessoas que contratam um plano de saúde, só os utilizam esporadicamente, dando chance de atendimento aos participantes que precisam de algum atendimento ou intervenção médica. É desta forma que as operadoras sobrevivem e conseguem sustentar seus serviços.

Todas as operadoras de plano de saúde precisam ser habilitadas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), órgão este que monitora o setor de planos de saúde no Brasil.

As operadoras de plano de saúde possuem diferentes tipos de convênios e credenciamentos com determinados hospitais, médicos, laboratórios e clínicas. Algumas operadoras possuem hospitais próprios, enquanto outras possuem exclusividades em hospitais conceituados.

A contratação de um plano de saúde com uma operadora só pode ser feita através de um corretor habilitado.

Os valores das mensalidades dos planos de saúde podem sofrer reajustes, quando autorizado pela ANS. Reajustes ocorrem quando o custo com procedimentos médicos ultrapassam os valores arrecadados pelas operadoras.

Diferenças de faixa etária podem influenciar positiva ou negativamente no valor do plano de saúde. Quanto maior for a idade do usuário, mais caro será valor do plano de saúde.

Confira também:  Melhor plano de saúde para contratar: Custo x Benefício

Operadoras de Plano de Saúde: Carência

Algumas operadoras podem exigir carência para utilização dos serviços. Sendo assim o usuário precisará aguardar o período da carência estipulado no contrato para utilizar o plano. Algumas carências se limitam somente a cirúrgicos ou tratamentos de alto custo.

As operadoras oferecem diferentes tipos de cobertura, benefícios e exclusividades. É importante verificar os tipos de acomodações oferecidas pela operadora e abrangência dos seus planos. A abrangência pode variar de nacional, estadual e regional. Vale verificar a disponibilidade de cada operadora e se a mesma atende na sua região também.

Solicite uma cotação sem compromisso clicando aqui. Entraremos em contato para ajudar você a descobrir a melhor operadora de plano de saúde para o seu perfil.

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.