Plano de saúde empresarial: vantagens em relação a individual e familiar

Para quem tem visão preventiva e foco na qualidade de vida, é essencial poder contar com um convênio médico sempre que precisar

Plano de saúde empresarial: Hoje em dia, não ter um bom plano de saúde é algo que preocupa grande parte da população.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Depender do Sistema Único de Saúde (SUS) pode significar longas esperas em filas por um atendimento médico, incerteza de fazer os exames necessários e outros diversos problemas.

Além disso, o tempo médio de vida tem aumentado, o que torna ainda mais necessário um convênio médico para cuidar mais da saúde em todas as fases, do nascimento a terceira idade.

Tipos de plano de saúde empresarial

Há, no mercado, diferentes tipos de convênio médico: individual, familiar, coletivo e empresarial.

O plano individual é voltado para quem não tem dependente e não tem a opção de fazer parte de um plano de saúde empresarial. O assegurado tem acesso a serviços como tratamentos, consultas, exames, internações, entre outros procedimentos.

A modalidade familiar, como o próprio nome diz, é feito por pessoas que sejam parentes ou que vivam em união estável. Fazem parte deste convênio o titular (responsável pelo contrato) e os seus dependentes (pessoas de sua família).

Contrato de plano coletivo é assinado entre uma operadora de planos de saúde e uma pessoa jurídica (PJ). Ele pode ser coletivo empresarial, cujos beneficiários estão vinculados à PJ contratante por relação empregatícia ou estatutária.

Ou pode ser coletivo por adesão, cujos usuários estão ligados a PJ de caráter profissional, entidades de classe ou setor.

Confira também:  A melhor operadora para contratar um plano de saúde

Empresarial e suas vantagens

Plano de saúde empresarial é um convênio oferecido por empresas e corporações aos seus funcionários e colaboradores.

Eles podem ser pagos integral ou parcialmente pela companhia. Isso varia de acordo com a política adotada por cada empresa.

Distinto do convênio médico individual, o empresarial permite que dependentes sejam adicionados ao plano de saúde. Além disso, o plano empresarial oferece outras vantagens. Confira.

Mais acessível

Ter um plano de saúde empresarial é bastante vantajoso para os funcionários, pois ele é bem mais barato do que um convênio médico individual ou familiar.

Além disso, existem companhias que arcam com 100% do valor das parcelas mensais ou com a extensão para outros membros da família.

Benefício mesmo após demissão

Há uma lei em vigor que permite que funcionários demitidos sem justa causa possam continuar com o benefício por cerca de um terço do tempo trabalhado na empresa (com limite de dois anos).

Nestes tipos de casos, o colaborador responsabiliza-se pelas parcelas que seriam pagas pela companhia. Mesmo assim é interessante, pois os preços são menores do que os de um plano individual ou familiar.

Flexível

A Agência Nacional de Saúde (ANS) não regula os reajustes de preços dos planos de saúde empresariais. O órgão apenas acompanha as alterações de valores.

Confira também:  Cobertura de plano de saúde: Entenda como funciona

Desta maneira, os valores são negociados diretamente entre a operadora de planos e a empresa. Isto se torna vantajoso, pois cresce a possibilidade de negociação de preços.

Carência do plano empresarial

Carência no convênio médico é o prazo previsto no contrato.  É contado a partir do pagamento da primeira parcela. Contudo, para que você possa começar a usar o plano de saúde.

Segundo a ANS, para as companhias que possuem 30 ou mais participantes no plano empresarial, os colaboradores que aderirem ao convênio em até 30 dias após a assinatura do contrato com a empresa não precisarão cumprir o prazo de carência e de cobertura parcial temporária.

Fique atento!

Seja qual for a sua escolha de modalidade de plano de saúde, é muito importante pesquisar sobre as operadoras de convênios médicos para escolher a que melhor se adeque ao seu perfil.

Depois de fazer a escolha, esteja atento e solicite uma cópia do contrato e leia com bastante atenção.

Se tiver alguma dúvida, resolva antes de assinar o contrato. Sobretudo para que não haja problemas futuros e você possa usufruir do seu benefício da melhor maneira possível. Caso tenha interesse em saber mais sobre as vantagens de contratar um plano de saúde empresarial, clique aqui e solicite uma cotação sem compromisso conosco. Será um prazer ajudar você na contratação de um plano de saúde empresarial.