Saúde da mulher: Cuidados da saúde e fases da vida

A saúde da mulher tem recebido maior atenção nas últimas décadas. Tanto pela consciência da importância de exames e acompanhamento médico, como pela prevenção. As mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante a vida. Com isso sofrem muito mais que os homens para se adaptar as diferentes fases do seu corpo.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

As mulheres desempenham mesmas funções que os homens na atualidade. Somado as demais responsabilidades e preocupações, sua carga de estresse é muito alta. Por conta disso, disfunções hormonais e outros problemas relacionados ao estresse prejudicam a saúde da mulher.

Tudo isso exige uma atenção a mais a saúde da mulher, tanto físico como mental. É por isso que o acompanhamento médico, de um modo geral é tão importante.

Fases da vida da mulher

A cada etapa da vida de uma mulher, existem precauções a serem tomadas. Estas fases, que mudam seu corpo por completo, tem um início e fim. A primeira fase é a da menstruação. É neste período que grandes mudanças hormonais ocorrem no seu corpo, evidenciando a transformação de menina para mulher.

A segunda e não menos importante é a menopausa, responsável pela interrupção da menstruação. Este período além de conturbado, também causa grandes mudanças físicas e mentais na mulher. Em especial, mulheres na menopausa relatam sentir calorões, que surgem de repente (conhecidos como fogachos). Este é um dos efeitos causados pela disfunção hormonal no corpo feminino.

Confira também:  Saiba como perder peso rápido de forma saudável

Como é sabido, durante a menopausa os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Isso  devido a uma disfunção hormonal, causado pelo desequilíbrio do hormônio feminino, a progesterona.

Para contornar os efeitos da menopausa, é importante acima de tudo um bom acompanhamento médico e exames regulares. Além disso, há também a necessidade, na maioria das mulheres, da reposição hormonal. Para isso, é necessário contatar um ginecologista para receber uma orientação adequada.

Cuidados da saúde da mulher

A mulher tem diferentes fases durante a sua vida e por esta razão os cuidados com a  saúde são tão importantes. Abaixo relacionamos alguns cuidados que toda a mulher precisa para ter uma boa qualidade de vida.

  • Ginecologista para prevenção de câncer ginecológico, menopausa, infertilidade e endometriose. Não podemos esquecer do câncer de mama.
  • Nutricional para compensar a perda de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Confira como alimentar-se bem pode se tornar um estilo de vida saudável.
  • Odontologia é fundamental para a saúde bucal. Um sorriso bonito e uma boca saudável influencia muito na autoestima da mulher.
  • Psicológico é necessário para que as mulheres resolvam algumas situações. Isso porque a maioria das mulheres possuem dupla jornada, seja como mãe, esposa ou profissional.
  • Atividades físicas, porque contribuem na prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outros. Além disso, a realização de exercícios físicos auxiliam no bem-estar e na manutenção da mente.
Confira também:  Efeito sanfona: dicas para evitar engordar após emagrecer

Um problema cada vez mais comum entre as mulheres nos dias de hoje é o câncer de mama. Este é um dos principais motivos pelo qual as mulheres precisam fazer o autoexame e receber acompanhamento médico. A prevenção é a melhor arma contra um dos canceres que mais mata no nosso país.

As mulheres estão estão dispostas a ajudar os outros. Com isso, muitas vezes esquecem de cuidar delas mesmas. Os cuidados com a saúde da mulher são de extrema importância para que possam dispor de uma boa qualidade de vida.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.