Sopas para emagrecer: descubra quais são as ideais para perder peso

De simples preparo, o prato permite inúmeras possibilidades que agradam os mais diferentes paladares

Sopas para emagrecer: A sopa é uma das grandes aliadas quando o assunto é eliminar alguns quilinhos na balança de maneira saudável e sem sofrimentos.

- Publicidade -Solicitar Cotação!

Com a escolha correta dos ingredientes, de preferência orgânicos e naturais, o prato se torna rico em fibras, minerais e vitaminas. Assim, colabora no processo de desintoxicação do corpo e ajuda a repor os nutrientes perdidos durante o dia, aumentando a sensação de saciedade.

Sopas para emagrecer

Confira algumas receitas saborosas e fáceis de preparar que vão te auxiliar a conquistar seus objetivos de forma mais rápida, com saúde e bem-estar. São receitas incríveis e saborosas de sopas para emagrecer.

Alho poró e abobrinha

 

Ingredientes:

1½ talo de alho poró cortado em rodelas

½ abobrinha em cubinhos

½ cebola picada

1 colher (chá) de chia

1 colher (sopa) de azeite

500 ml de água

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho poró no azeite por 10 minutos. Em seguida, coloque 500 ml de água e deixe ferver. Depois, coloque a abobrinha e deixe ferver por mais 20 minutos.

Após esfriar, bata no liquidificador e leve o caldo ao fogo novamente. Adicione o sal, a pimenta-do-reino e a chia. Cozinhe por mais 5 minutos e sirva.

O alho poró possui alto teor de nutrientes e de fibras, além de propriedades antioxidantes, em especial a vitamina C e zinco.

Ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular e digestivo, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e também no processo de emagrecimento.

Confira também:  Terceira idade: cuidados essenciais com a saúde na terceira idade

Brócolis

 

Ingredientes:

300 gramas de brócolis (em pedaços)

1 talo de aipo picadinho

1 cebola picada

3 dentes de alho amassados

1½ litro de água

Azeite, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Leve todos os vegetais à panela de pressão com água e cozinhe por 40 minutos. Depois, transfira para um liquidificador e bata com sal e pimenta-do-reino. Volte à panela, adicione o cheiro-verde, regue com azeite e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Sirva em seguida.

Rico em vitamina C e fibras alimentares, o brócolis também é excelente fonte de proteína. Possui diversos minerais, como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

O brócolis é um alimento de baixa caloria: fornece apenas 35 em uma porção de 100 gramas.

Caldo Verde

 

Ingredientes:

100 gramas de músculo bovino cortado em cubos

4 mandioquinhas

2 xícaras (chá) de couve picadinha

1 vidro de palmito

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

4 xícaras (chá) de água

Azeite e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Leve o músculo bovino com a cebola à panela e refogue. Adicione mandioquinha, cheiro-verde, água e cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Retire o cheiro-verde e o músculo e bata o restante no liquidificador.

Refogue o alho no azeite e junte a couve. Depois, coloque a sopa na panela com o palmito e deixe ferver. Sirva em seguida.

Também conhecida como batata-salsa ou batata-baroa, a mandioquinha é fonte de energia, cálcio, fósforo, potássio e carboidratos complexos.

Confira também:  5 receitas de sopas detox para emagrecer com saúde

Além disso, é rica em vitamina C, que aumenta a absorção de ferro pelo organismo e possui ação antioxidante, muito importante para a manutenção da saúde.

Já a couve é bastante nutritiva, pois tem vitamina A e ácido fólico em sua composição. É rica em potássio, que ajuda a regular a pressão arterial; e em fibras, que contribui para regular o intestino e auxilia no controle do colesterol.

Cenoura

 

Ingredientes:

4 cenouras picadas

½ cebola picada

½ pimentão vermelho picado

2 colheres (sopa) de azeite

1 litro de água

Sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e raspas de gengibre a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as cenouras, a cebola e o pimentão vermelho na panela de pressão com água por 40 minutos. Depois, transfira para o liquidificador e bata tudo com sal e pimenta-do-reino. Volte a sopa para a panela, adicione cheiro-verde, acerte o sal e regue com azeite. Sirva em seguida com as raspas de gengibre.

A cenoura é um dos alimentos que mais possuem betacaroteno – poderoso antioxidante responsável por sua cor alaranjada.

É fonte de fibras, minerais e vitaminas A, do complexo B e também C. Em média, 100 gramas de cenoura contêm 51 calorias.

Dicas importantes

Em todas as estações do ano, as sopas que auxiliam no processo de emagrecimento são sempre uma boa pedida, podendo substituir uma refeição, como o jantar, por exemplo.

Porém, uma dieta saudável não pode ser mantida apenas com esse tipo de prato. É importante consumir, de maneira equilibrada, frutas, carnes, legumes, verduras, entre outros, para manter o bom funcionamento do organismo.

Confira também:  Alimentos orgânicos: a importância de incluí-los em nossa alimentação

Conte sempre com a orientação de um nutricionista ou profissional da área de saúde qualificado. Assim, as sopas que ajudam a emagrecer só trarão benefícios. Bom apetite!